quarta-feira, 19 de outubro de 2011

ENEM

Uma semana para o Enem

Quem fez uma árdua programação de estudo para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), mas não conseguiu colocá-la em prática, tem uma última chance para se preparar. Mas não adianta passar noites em claro para recuperar o tempo perdido. Para especialistas, agora é preciso se concentrar no planejamento para a redação e tentar relaxar o máximo possível.
As provas estão marcadas para o próximo fim de semana, sábado (22) e domingo (23). De acordo com os educadores, não é hora de aprender o conteúdo deixado de lado. Para melhorar o desempenho aos 45 minutos do segundo tempo, a dica é ler jornais e revista. Afinal, este ano, a redação vai ter peso maior. A avaliação escrita vai corresponder à metade da média final.
Violência e Cristo
A orientadora educacional Mirian Paura, da UERJ, faz suas apostas nos temas da redação.
Violência no Rio e 80 anos do Cristo Redentor podem entrar.
Para quem está inseguro com o conteúdo das provas, não adianta pegar todos os livros em cima da hora. Uma boa idéia é fazer as provas antigas, de outros anos.
Para a orientadora, o prazo para estudar é quinta-feira.
O aluno tem que estar descansado para a prova. É uma avaliação de compreensão, não só de conhecimento. Quem estudar na véspera vai ficar ainda mais nervoso. Os alunos devem estar bem relaxados. Mas não devem exagerar na véspera do exame. Nada de noitada.
E também não adianta mudar muito a rotina, como pensar em um café da manhã reforçado.
Algumas dicas
Redação: A avaliação escrita corresponde à metade da média. Vale ficar de olho em temas atuais, veiculados em jornais e revistas.
Conteúdo: Não adianta estudar o conteúdo na última semana! Melhor fazer provas antigas para ter uma idéia das questões.
Na véspera: A dica é dormir cedo, e não ir para a noitada. Também não adianta virar a noite estudando. Especialistas asseguram: a prova é de compreensão, logo, é melhor estar bem descansado.
Alimentação: Não adianta inventar café da manhã reforçado. É melhor comer o que é de costume. Na hora da prova, se der fome, a dica é deixar chiclete e bala de lado, para evitar distrações. Melhor comer algo leve, como biscoito de água e sal ou barra de cereal.
Local da prova: Os cartões de confirmação foram entregues até a última sexta-feira ((14/10). Nele, consta o lugar de prova. No site do Inep (www.inep.gov.br), é possível imprimir o cartão.
Trajeto: É recomendável fazer o trajeto até o local de prova no dia anterior, para se ter uma idéia do tempo que vai ser gasto. Os portões de acesso abrem meio-dia e fecham às 13h, no horário de Brasília.
Previsão do tempo: De acordo com o site Climatempo, pode chover no próximo fim de semana na cidade do Rio. A previsão pode mudar ao longo dos dias, então vale ficar de olho.
O que levar: Caneta esferográfica de cor preta e documento de identificação com foto. Vale RG, passaporte, carteira de motorista e de trabalho.
Não adianta levar: Lápis, borracha, lapiseira e celular vão ser depositados num local escolhido pelos fiscais nas salas de prova. Relógio também não pode.

Nenhum comentário:

Postar um comentário