quinta-feira, 1 de março de 2012

Gas Summit Latin America


Gas Summit Latin America
Buscar soluções para otimizar a exploração e produção de gás natural, obter um fornecimento constante e de longo prazo, potencializando as oportunidades da era de ouro do gás natural na América Latina são as propostas da 9ª edição do Gas Summit Latin America, que será realizado no Rio de Janeiro, entre os dias 13 e 15 de maio. O tradicional evento já é considerado o ponto de encontro do setor de gás natural dos países da região.
A agenda de 2012 terá dois workshops no primeiro dia, aprofundando as análises em fenômenos que devem mudar o equilíbrio do cenário global de gás: no primeiro workshop, serão discutidas as questões de transporte de GNL na América Latina, enquanto no segundo, os participantes vão avaliar os impactos do gás não convencional nos países produtores e nos grandes consumidores.
No dia 14, a abertura da sessão plenária mostrará o planejamento estratégico da indústria gasífera latino-americana para aproveitar as oportunidades da Era de Ouro do Gás Natural. Complementa este panorama uma apresentação sobre os planos de investimento para alavancar a indústria do gás no Brasil.
Ao longo do dia, diversas apresentações vão discutir questões relacionadas à exploração e produção de gás no País, os investimentos feitos no pré-sal e no escoamento do gás associado, a produção onshore do Brasil e o papel dos produtores independentes, além de modalidades de financiamento para a expansão dos projetos no Brasil e nos outros países da América Latina. Um dos desafios para a integração energética da região é o transporte do gás, e o tema voltará a ser discutido no terceiro dia do Gas Summit 2012.
O evento terá estudos de caso e experiências de países como Peru, Venezuela, Bolívia, Trinidad y Tobago, México, Uruguai, Argentina e Chile. Entre as questões do mercado nacional, merecem destaque na agenda do Gas Summit 2012 o PEMAT, a expansão das concessionárias e a presença do gás natural na matriz energética brasileira, além da regulamentação. Este último tópico terá um estudo de caso da Colômbia, que possui uma das regulações de gás natural das mais evoluídas da região latino-americana.




Nenhum comentário:

Postar um comentário