segunda-feira, 5 de março de 2012

Motoristas Clandestinos


Taxistas denunciam motoristas clandestinos
A Secretaria Municipal de Transportes (Semtran) começou na segunda-feira (27/02) a protocolar os requerimentos para as vistorias dos táxis de Nova Iguaçu, referentes ao exercício de 2012. O prazo terminará em 9 de março. No ato, os motoristas deverão apresentar os seguintes documentos: carteira de motorista com atividade remunerada, nada consta, certidão de quitação dos tributos municipais, comprovantes de residência; do veículo a ser vistoriado; de pagamento da taxa de expediente; de pagamento da taxa de vistoria de 2012 e 2011 (cópia), certificados de inspeção (cópia), de segurança veicular do GNV (cópia) e de verificação de taxímetro expedido pelo Ipem-RJ.
O período de apresentação dos táxis de Nova Iguaçu para vistoria será entre os dias 12 de março e 5 de abril, de acordo com o final da placa do veículo. As avaliações serão realizadas na sede da Semtran, que fica na Rua Reverendo João Musch, 34, bairro Califórnia, de segunda a sexta-feira, entre 9h30 e 12h e de 14h às 16h30. Os motoristas que não fizerem a vistoria serão impedidos de trabalhar e ficarão sujeitos às penalidades previstas pela lei.
Os taxistas da cidade se mostraram satisfeitos com o calendário e com as vistorias, a vistoria vai dar mais legalidade a frota. Hoje em Nova Iguaçu há 344 táxis legalizados, mas muitos circulam de forma ilegal.
De acordo com muitos taxistas de Nova Iguaçu, muitos motoristas estão trabalhando clandestinamente principalmente na Rua Coronel Francisco Soares. Alguns taxistas estão colocando de quatro a cinco pessoas dentro dos táxis e fazendo lotadas, como se fosse uma espécie de transporte alternativo.
Eles ainda afirmam que diversos carros de passeio param nos pontos dos taxistas, devido a precariedade da fiscalização da Prefeitura, como acontece, na Rua Luis Guimarães e Praça Rui Barbosa.
Mesmo aprovando as vistorias dos táxis de Nova Iguaçu, alguns taxistas fazem algumas ressalvas que poderiam ser revistas pela Secretaria Municipal de Transportes. Os táxis que fazem lotadas estão causando prejuízos para todos nós que trabalhamos corretamente. A Prefeitura precisa estar atenta a isto. Outra questão que nos preocupa é que ainda não recebemos em casa o ISS (Imposto Sobre Serviço). Esse documento tem que ser pago antes da vistoria e ele deveria ser entregue em nossas casas, mas ainda não chegou.
Outra reivindicação nossa é a implantação de pontos de apoio para taxistas na Avenida Governador Portela. Também faltam pontos de táxis no centro de Nova Iguaçu. Só existem sete pontos fixos e três rotativos (onde todos os táxis podem parar): Top Shopping, Rodoviária e Fórum. Ainda pedimos que os motoristas de táxis auxiliares cadastrados na Prefeitura reivindiquem a autonomia própria para trabalhar na cidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário