quinta-feira, 15 de março de 2012

VOCÊ SENTE A MINHA DOR


Porque algumas pessoas sentem a sua dor
Algumas pessoas sentem dor a partir da dor de outra pessoa. É possível realmente sentir um desconforto físico só de ver alguém em dor? Sim, e agora alguns dos mecanismos envolvidos nessa sensação foram identificados.
Segundo os pesquisadores, a “dor sinestésica” ocorre principalmente em pessoas que perderam um membro.
Os amputados são conhecidos por experimentar “dor fantasma”, um sentimento de dor em um membro que não está mais lá. Entretanto, a dor sinestésica é diferente. Ela não ocorre espontaneamente, mas sim é desencadeada pela dor observada ou imaginada.
Jane Barrett perdeu a perna em um acidente de moto. Desde então, ela experimenta dor sinestésica. “Quando eu ouço as ferramentas do meu marido, ou vejo uma faca, muitas vezes sinto uma forte dor na minha perna fantasma”, conta.
Os cientistas dizem que quando observamos ou imaginamos dor, isso ativa áreas do cérebro envolvidas no processamento de dor real. É o chamado sistema de neurônios espelho, que provavelmente nos ajuda a compreender as ações e emoções de outras pessoas.
Mas essa ativação não é tão forte quanto a causada pela dor real, porque os mecanismos inibitórios normalmente atenuam a resposta.
Os pesquisadores registraram a atividade cerebral em oito amputados que experimentavam dor fantasma e sinestésica, dez amputados que sentiam apenas dor fantasma e dez pessoas saudáveis, sem amputações, enquanto elas olhavam para imagens de mãos ou pés em situações potencialmente dolorosas e não dolorosas.
Ao ver as imagens, os que sentiam dor sinestésica apresentaram diminuição das ondas cerebrais alfa e teta em comparação com os outros voluntários. Essa diminuição reflete um aumento na atividade neural, sugerindo que seus sistemas de espelho são ativados mais fortemente.
Os cientistas sugerem que a experiência traumática associada com a perda de um membro pode aumentar a sensibilidade à dor dos outros. Quando ameaçado, nosso corpo naturalmente se torna vigilante à dor: o nosso limiar de dor diminui, o que pode nos fazer sentir mais dor. A sinestesia a dor pode ser um sintoma de uma hipervigilância.



Nenhum comentário:

Postar um comentário