ITBI em 24 horas
A Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Economia e Finanças (Semef), implantará uma nova rotina para agilizar o processo de emissão das guias do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Se toda a documentação exigida estiver em ordem, a guia será emitida em 24 horas. No caso do imóvel não estar cadastrado, será dado o prazo de 72 horas para a liberação do documento.
Esta rotina irá facilitar a vida do contribuinte, com mais rapidez na retirada da guia e pagamento do ITBI. Com as novas medidas, a Semef também pretende minimizar a lavratura das transações em comarca fora do município.
A Semef já disponibilizou as guias de recolhimento do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), versão 2012, que se encontram na agência do banco Santander localizada na sede da Prefeitura (Av. Athaíde Pimenta de Moraes, 528). Os contribuintes devem retirá-las no banco em 30 dias, a partir da data de emissão do documento. Caso os interessados não compareçam, serão notificados para recolhimento.
A partir de agora, não haverá mais vinculação entre o ITBI e o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Quem tiver débito de IPTU será notificado e poderá quitar o ITBI, utilizando o disposto do parágrafo 2º ao artigo 1º do decreto nº 93.240/86. Porém, a Certidão Negativa de Débito (CND) só será emitida mediante o pagamento do IPTU. Em caso de dúvidas, o interessado deve encaminhar email para itbi@novaiguacu.rj.gov.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário