Epidemia de dengue ameaça o Rio
Em menos de três meses a população fluminense vai voltar a dividir as ruas da cidade com os equipamentos de UBV (Ultra Baixo Volume), conhecidos popularmente como fumacê, veículos que borrifam um inseticida no ar capaz de eliminar mosquitos, como o Aedes aegypti, transmissor da dengue.
O uso desses equipamentos tem como objetivos específicos, cobrir toda a área que houver a indicação técnica para uso do carro. O fumacê tem o objetivo, principalmente, de contenção da transmissão de casos (de dengue), já que ele elimina o mosquito na fase adulta.
Por essas características, o uso do fumacê se limita ao período do verão, quando o mosquito se prolifera. Com as estimativas apresentadas por especialistas em saúde pública, que apontam a possibilidade de uma das maiores epidemias de dengue na próxima estação, a preocupação com a prevenção da doença ganha reforço.
De acordo com os cálculos da secretaria de saúde, mais de 80% dos criadouros do mosquito estão dentro de imóveis, além disso, a maioria das pessoas que registra a doença descobre a existência de focos em suas próprias casas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário