domingo, 16 de outubro de 2011

CUIDADOS COM O GÁS

Alerta para os perigos do gás
Se há poucos meses o medo da população do Rio de Janeiro era caminhar próxima aos bueiros da Light, que explodiram aos montes no segundo semestre deste ano, o temor da vez é com relação aos botijões de gás. A explosão em um restaurante na manhã da última quinta-feira (13/10), que deixou três mortos e 17 feridos no centro do Rio, é um alerta para que os responsáveis tomem as medidas necessárias para evitar novas tragédias como esta.
O estabelecimento não possuía permissão para utilizar gás combustível e, segundo informações, o alvará da prefeitura do Rio de Janeiro era provisório. Segundo a polícia, o dono do restaurante pode responder por homicídio doloso.
Acidentes como este podem acontecer a qualquer pessoa e em qualquer lugar. Para isso, é preciso tomar medidas de segurança para evitar vazamentos e, conseqüentemente, explosões de botijões de gás tanto em estabelecimentos comerciais quanto nas residências.
Vazamentos
Pode ocorrer vazamento de gás se o cone-borboleta não estiver bem ajustado à válvula. Nesse caso, desenrosque o cone-borboleta e repita a instalação.
Cuide para manter o registro e o cone-borboleta em posição perpendicular à válvula. Se o vazamento continuar, não tente eliminá-lo de maneira improvisada, com cera, sabão ou qualquer outro produto. O Botijão pode estar com defeito. Desatarraxe o cone-borboleta, coloque o Botijão em local arejado e ligue imediatamente para a empresa que lhe vendeu o gás. Ela é obrigada a substituí-lo. Se não souber o nome da empresa no lacre e no recipiente, chame o Corpo de Bombeiros.
Na impossibilidade de remover o Botijão para um local arejado, abra as portas e janelas, não fume e não acenda nenhum tipo de chama e nem mesmo acenda interruptores. Devem ser realizadas periodicamente inspeções junto às instalações tanto residenciais como comerciais ou industriais, por técnicos especializados da distribuidora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário