Na virada de sábado para domingo, os relógios dos cariocas terão que ser antecipados em uma hora. É que terá início do horário de verão. Até o dia 26 de fevereiro do próximo ano os dias nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste serão mais longos.
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o Brasil deve economizar entre R$ 75 milhões e R$ 100 milhões com o novo horário.
História
Criado em 1931, o horário de verão tem o objetivo de aliviar a carga entre 19h e 21h, período em que a maioria das pessoas chega em casa, toma banho e a iluminação pública é acionada. Sem o adiantamento de uma hora, o horário de maior consumo é das 18h às 21h.
No Brasil, o horário de verão teve suas datas de início e término fixadas a partir de 2008. Desde então, deve ser iniciado no terceiro domingo de outubro e encerrado no terceiro domingo de fevereiro. Caso a data coincida com o domingo de carnaval, o fim do horário é transferido para o domingo seguinte. É o que vai acontecer no ano que vem: o término seria no dia 19 de fevereiro, mas foi transferido para 26 de fevereiro por causa do carnaval.
O horário de verão 2011/2012 terá 133 dias de duração e é o mais longo desde 1985, segundo o ONS. Considerando-se todos os estados atingidos pela medida, a diminuição da demanda estimada será de 4,6%, ou o equivalente a 2.650 megawatts (MW).
Nenhum comentário:
Postar um comentário