Dentro de casa também é possível tirar vantagem dos dias mais longos e diminuir o valor da conta de luz no fim do mês. Basta seguir algumas dicas de economia.
Lâmpadas: Troque as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes. De acordo com os cálculos, uma lâmpada incandescente de 100W, ligada cinco horas por dia, consome cerca de 15kWh mensalmente. Uma lâmpada fluorescente de 23W ilumina com a mesma intensidade e consome apenas 3,5kWh.
Geladeira: Não utilizar a parte de trás para secar roupas; degelar e limpar a geladeira com freqüência; não forrar as prateleiras do refrigerador, instalar o aparelho num local bem ventilado, longe do fogão, do aquecedor e de áreas expostas ao sol; não guardar alimentos e líquidos quentes, nem em recipientes sem tampa; procurar retirar de uma só vez o que vai usar e não ficar com a porta aberta por muito tempo.
Ar-Condicionado: Comprar o equipamento com potência adequada ao tamanho do ambiente, pois os aparelhos com eficiência menor em ambientes mais amplos consomem mais energia; evitar a entrada de sol no ambiente refrigerado e instale o aparelho num local com boa circulação de ar; manter os filtros de ar limpos; proteger a parte externa do aparelho do sol, sem bloquear a ventilação; manter as janelas e as portas sempre fechadas quando o aparelho estiver ligado.
Chuveiros Elétricos: Responsável por 24% da conta de luz de uma residência. Então, tentar tomar banhos rápidos e, se possível, com a chave de temperatura na posição "verão", o que pode reduzir o consumo em até 30%; fechar a torneira para se ensaboar; preferir chuveiros de menor potência (2kW a 6kW), que são eficientes e consomem menos; limpar com freqüência os orifícios de saída de água.
Máquina de Lavar: Lavar de uma só vez a quantidade máxima de roupa indicada pelo fabricante, pois, além de economizara luz, haverá a economia de água; manter o filtro limpo.
Ferro de Passar: É um dos aparelhos que mais consomem energia. Portanto, evitar ligá-lo para passar apenas uma peça de roupa. Dar preferência aos ferros a vapor, que são mais econômicos; começar passando os tecidos mais delicados, que necessitam de menos calor, até chegar às peças mais pesadas; sempre que precisar interromper o serviço, desligue o ferro.
Televisão: É responsável por até 15% do consumo da conta. Para evitar desperdício, desligar o aparelho se ninguém estiver assistindo e evitar dormir com a televisão ligada. Se o televisor tiver recursos de programação, usar o timer.
Stand By: Mesmo desligados, aparelhos em stand by (com a luz vermelha acesa) são responsáveis por até 15% no valor da conta. Para evitar o consumo extra e impedir danos em caso de descarga elétrica, é importante manter aparelhos como televisão, DVDs e fornos de micro-ondas desligados da tomada.
Benjamins: O uso de benjamins não é aconselhado, já que eles podem aquecer e desperdiçar energia elétrica. Além disso, ligar vários aparelhos numa só tomada pode causar sobrecarga e até gerar incêndios.
Fiação: Certificar de que os fios das instalações elétricas têm a largura certa para cada equipamento. Chuveiros elétricos, geladeiras e bombas d'água, por exemplo, exigem fios mais largos para funcionarem de forma correta e eficiente.
Instalações: Instalações antigas, com muitas emendas ou feitas com fios de telefone, causam desperdício de energia elétrica. É importante realizar constantes revisões na fiação, pois a fuga de corrente pode provocar incêndios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário