sexta-feira, 25 de novembro de 2011

BELO MONTE


Gota D’Água contra Belo Monte
A tecnologia a favor da natureza. Um movimento está se formando na internet, após a criação do Projeto Gota D’Água. A ação, organizada por artistas brasileiros, protesta contra a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, próximo ao rio Xingu, no Estado do Pará. 100 mil pessoas aderiram a causa no website do Projeto que, atualmente, soma cerca de 700 mil adeptos.
Em Manaus, centenas de pessoas também decidiram apoiar o movimento.  Pelas redes sociais, internautas divulgam vídeos para combater os danos que as obras podem causar à natureza.
Vídeos
Um vídeo apresentado por vários artistas brasileiros já foi visualizado por mais de 23 milhões de internautas. Bruno Mazzeo, Marcos Palmeira, Maitê Proença, Cissa Guimarães, Ary Fontoura, Juliana Paes, Carol Castro, Nathália Dill, Dira Paes estão entre os famosos que apóiam o movimento.
No viral, o grupo explica que a Usina será a terceira maior hidrelétrica do planeta, com valor estimado em R$ 30 bilhões, mas produzirá apenas 1/3 de sua capacidade. “Porque durante oito meses do ano aquela região praticamente seca”, explica a atriz, Elizangela.
Segundo os famosos, outro fator que impossibilita a construção da hidroelétrica é o impacto ambiental da obra. No processo, cerca de 640 km de floresta será inundado e terras indígenas serão desapropriadas.
Repercussão
Os atores norte-americanos Leonardo Di Caprio e Daryl Hannah se sensibilizaram com o movimento e vão aderir ao projeto contra a construção da hidrelétrica.
Gota D’Água
O projeto surgiu da necessidade de envolver a sociedade brasileira na discussão de temas importantes para o País. Os artistas utilizam a experiência em comunicação para dar voz àqueles que se dedicam a estudar o impacto que as decisões do presente terão no futuro. O grupo possui um corpo técnico oriundo de organizações dedicadas às causas socioambientais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário