segunda-feira, 21 de novembro de 2011

DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO

Brasileiro deve ter cautela
na hora de gastar 13º salário


Carlos Valeriano
Fotos: Divulgação


O décimo terceiro salário dos trabalhadores brasileiros promete ser mais polpudo este ano. É o que apontam alguns institutos econômicos responsáveis pela avaliação, percepção e comportamento das atividades financeiras no país. Segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), os trabalhadores brasileiros poderão receber aproximadamente R$ 118 bilhões, cerca de 10,25% maior que no ano passado, que registrou R$ 102 bilhões.
Antes de pensar em estar com mais dinheiro no bolso e gastar nas atraentes compras de Natal, o brasileiro deve se preocupar primeiramente com as dívidas e tentar quitá-las da melhor forma possível, planejar e avaliar as prioridades para não começar o ano de 2012 no vermelho. E, somente depois deste passo,
ir às compras de fim de ano com tranqüilidade.
Especialistas na área econômica alertam ainda que, mesmo os trabalhadores que não estão endividados precisam ter muito cuidado com o destino do benefício, pois os gastos com Imposto de Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), matrículas e listas de material escolares, por exemplo, são inevitáveis no mês de janeiro. Para não se complicar, é preciso construir com o décimo terceiro uma reserva econômica. Para tal poupança é importante ter consciência de que os gastos extras sempre aparecem em determinados momentos da nossa vida como, por exemplo a manutenção do carro, problemas de saúde na família, enfim, outros fatores que o levem a depender de uma quantia considerável quando menos se espera. Portanto é preciso ter cautela com o dinheiro extra de fim de ano, que por lei tem que ser pago até o dia 20 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário