Dengue I
Será realizada nesta sexta-feira (04/11) a 6ª Mobilização Contra a Dengue na cidade, com caminhada partindo das unidades de saúde do município, às 8h. Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil vão participar da ação para orientar a população sobre a identificação de possíveis focos do mosquito transmissor da doença.
A atividade faz parte do Movimento Carioca por uma Cidade mais Saudável e acontecerá simultaneamente nas escolas municipais. Com o acompanhamento dos agentes de vigilância em saúde, os alunos irão procurar e destruir os focos do Aedes aegypti.
A última edição, realizada em outubro, contou com a participação de mais de 60 mil pessoas, entre voluntários e profissionais de saúde. A meta da Prefeitura do Rio é chegar a 100 mil participantes até dezembro.
Dengue II
O governador em exercício do Rio, Paulo Melo, publicou decreto no Diário Oficial desta terça-feira (01/11) obrigando todas as empresas que têm obras contratadas com o estado a se comprometer, para que não tenham focos de dengue em seus canteiros. De acordo com o texto, os contratados terão que inspecionar periodicamente, no prazo máximo de sete dias entre cada vistoria, locais usados para o armazenamento de água. As instalações deverão ter placas e sinais alusivos ao combate à doença.
Dengue III
Pesquisadores britânicos modificaram geneticamente machos do Aedes aegypti para torná-los estéreis. No estudo, publicado na revista "Nature Biotechnology", eles mostraram que os insetos, soltos nas Ilhas Cayman, se acasalaram, mas os ovos postos pelas fêmeas não viraram mosquitos. A iniciativa pode reduzir o número de transmissores da doença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário