Deputado embarca para Europa
O deputado Marcelo Freixo embarcou por volta das 21h desta terça-feira (01/11), com destino à Europa. O parlamentar recebeu um convite da Anistia Internacional para viajar por causa de uma série de ameaças de morte, que se intensificaram nos últimos meses, após a execução da juíza Patrícia Acioli.
Marcelo Freixo presidiu a CPI das Mílicias em 2008 e foi responsável pela prisão de mais de 200 criminosos paramilitares. Em entrevista à BBC poucas horas antes do embarque, já no Galeão, o parlamentar voltou a dizer que já recebeu sete ameaças de morte apenas em outubro.
O deputado informou ainda que as ameaças vem dos grupos de milicianos que foram investigados na CPI das Milícias em 2008.
O exílio de Freixo chamou a atenção da imprensa internacional. Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, ele disse que não combate as milícias por ser um "herói", mas por ser sua "obrigação".
Freixo também enviou mensagens pelo Twitter, pouco antes de partir para a Europa. Numa das últimas mensagens, o deputado mencionou um cordel feito para ele, por alunos de uma escola de Niterói, onde ele lecionou:
"Acabo de ler o cordel feito pra mim pelos alunos do AEN de Niterói. Emocionante e inesquecível!".
Nenhum comentário:
Postar um comentário