quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

ALÔ CEDAE NOVA IGUAÇU III

Vazamento de esgoto e falta d´água
atormentam moradores de Califórnia


Raphael Bittencourt
Fotos: Raphael Bittencourt


O ano de 2011 está chegando ao fim e, assim como nos anos anteriores, duas das matérias mais recorrentes no Jornal de Hoje foram a falta d’água e o vazamento de esgoto em diversos bairros de Nova Iguaçu. E para encerrar ‘bem’, o JH esteve na esquina entre as ruas Carmem de Freitas Salgado e Santo Antônio, no bairro Califórnia, onde os moradores sofrem com os dois problemas ao mesmo tempo.
Segundo eles, o problema ocorre ao longo de todo ano, mas se agrava ainda mais durante o verão, quando o consumo de água é maior e chove com mais frequência.
“Há uma bomba da Cedae na esquina entre as duas ruas que está junto ao esgoto. A força da chuva arrancou a tampa do bueiro e um carro caiu no buraco há poucos dias. Já entramos em contato com a Cedae e a Prefeitura, mas um empurra a responsabilidade para o outro”, lamentou Luiz Henrique de Morais, 34 anos, que mora exatamente na esquina onde fica a bomba da Cedae.
Do outro lado da rua, Ana Machado, 51 anos, conta que o problema é antigo e dá uma explicação da causa que gerou tais consequências.
“A última vez que as manilhas foram trocadas eu ainda era jovem. Eles trocaram aquelas em que cabia uma pessoa em pé e colocaram aquelas menores”, contou Ana.
“Este problema existe há 42 anos. Antigamente havia apenas quatro casas no alto da Rua Santo Antônio e hoje o número é muito maior. A manilha continua a mesma. Quando a água desce, vem com muita força e arrebenta tudo aqui embaixo, causando o vazamento. Falei com os antigos prefeitos, como Bornier e Mário Marques. Eles prometeram fazer uma nova galeria, mas nada fizeram”, lamentou Osvaldo Rodrigues Marotte, 65 anos, morador da rua.
Além de manilhas antigas, vazamento de esgoto e bueiros entupidos, os moradores têm sofrido com a constante falta d’água. Haydee Nobre, 53 anos, mora na Rua das Amércias e precisou recorrer ao caminhão-pipa para não passar o Natal sem água. Ela gastou R$ 240,00 por 5 mil litros.

Família compra
carro-pipa
para festa

“Recebi minha família na noite de Natal e só não fiquei sem água porque comprei carro-pipa no dia 23. Mas a água já acabou de novo. Há uma cisterna e duas caixas d’água que abastecem a minha casa e a da minha mãe. Somos 14 pessoas que dependem desta água. Espero não passar a virada do ano nesta situação”, disse a professora aposentada do município.
Em resposta aos questionamentos dos moradores a respeito da falta de água, a Cedae informou que uma equipe do setor de qualidade da água da Gerência da Baixada Fluminense vai vistoriar a rede distribuidora das ruas citadas para verificar o problema. A Cedae também informa que os técnicos da companhia vão tomar as medidas cabíveis, caso seja necessária alguma intervenção.
Por fim, a Cedae informou que o serviço de esgotamento de Nova Iguaçu é de responsabilidade da Prefeitura. Procurada, através de sua assessoria, a Prefeitura de Nova Iguaçu não respondeu aos questionamentos dos moradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário