domingo, 18 de dezembro de 2011

METRÔ BARRA


Linha 4 do Metrô vai transportar 300 mil/dia
Iniciadas em junho de 2010 pela Barra da Tijuca, na Zona Oeste, as obras da Linha 4 do metrô do Rio de Janeiro (Barra - Ipanema) começam na Zona Sul no início de 2012. Na região, serão construídas quatro novas estações e um túnel subterrâneo da Gávea à Praça General Osório.
Para minimizar os transtornos, optou-se por um método construtivo e pelo uso de equipamentos que vão permitir a interdição temporária de menos de 500 metros de vias públicas dentro dos 4,5 km de obras na Zona Sul.
Para realizar as obras, serão necessárias intervenções em algumas vias públicas com interrupções temporárias do trânsito; assim como reduções provisórias de determinadas áreas de lazer; e suspensão também temporária de operação de duas estações do metrô (General Osório, em Ipanema; e Cantagalo, em Copacabana), que passarão por obras para a conexão com a Linha 4.
O Governo do Estado apresentou o projeto à concessionária Metrô Rio e à Prefeitura do Rio de forma que, na devida ocasião, os planos operacionais para minimizar o impacto das intervenções sejam os melhores para a população.
O Governo do Estado deu entrada no dia 06 de dezembro de 2011 no processo de licenciamento ambiental do trecho Sul (Gávea – General Osório) no Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A expectativa é de que a licença seja concedida em fevereiro de 2012 e as obras comecem ainda no mesmo mês. O trecho Oeste (Barra - Gávea) e a expansão da estação General Osório já possuem licença ambiental e de execução e, por isso, as obras já começaram.
Serão quatro novas estações
A partir da obtenção das licenças para o trecho Sul, serão iniciadas, simultaneamente, as escavações das quatro novas estações na Zona Sul: Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental e Gávea. Todas precisam ser escavadas ao mesmo tempo para a passagem do Shield (“Tatuzão”), equipamento que vai perfurar os túneis subterrâneos na Zona Sul, sem a necessidade de abrir valas na superfície e ao longo das ruas. Um “Tatuzão” deste porte será utilizado pela primeira vez em uma obra do Estado do Rio, operando a cerca de 12 metros abaixo do solo, de forma silenciosa, e sem impacto para a população.
“A mensagem que queremos passar para a população é que serão necessários transtornos temporários para uma obra desse porte. No entanto, os benefícios posteriores serão permanentes”, afirmou o secretário da Casa Civil, Regis Fichtner.
Esperada há 13 anos, a Linha 4 do metrô do Rio de Janeiro, que ligará a Barra da Tijuca a Ipanema, vai transportar mais de 300 mil pessoas por dia e retirar das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Com a nova linha, o passageiro poderá utilizar todo o sistema metroviário da cidade com uma única tarifa. Iniciadas em junho de 2010, as obras serão concluídas em dezembro de 2015. 
A partir de 2012, novos trens começarão a chegar para as Linhas 1 e 2 e, até 2016, serão 66 em operação em todo o sistema, mais do que o dobro do número atual. O intervalo entre as composições, hoje próximo a seis minutos, será reduzido pela metade. Com mais trens em operação e menos tempo de espera, a expectativa é de mais regularidade, rapidez e conforto ao passageiro do metrô do Rio de Janeiro. 
 



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