domingo, 18 de dezembro de 2011

METRÔ E TREM


Sistema Metroviário e Ferroviário
O Governo do Estado do Rio, em parceria com a União, os municípios fluminenses e o setor privado, investirá cerca de R$ 11 bilhões na integração da infraestrutura de transportes até 2016. Uma das prioridades é a revitalização dos sistemas metroviário e ferroviário da capital.
A modernização das frotas de trens e metrôs, a compra e reforma das composições e a recuperação das estações, estão entre os projetos desenvolvidos pela Secretaria de Transportes.
“Estamos certos de que a partir de ações como as que estão sendo implementadas na SuperVia, e os avanços que temos feito com o Bilhete Único, o Grande Rio já começa a viver um novo paradigma de deslocamento urbano”, afirmou o secretário de Transportes, Julio Lopes.
Na rede ferroviária, distribuída por 98 estações em 12 cidades, o governo estadual e a SuperVia aplicarão R$ 2,4 bilhões. Até junho de 2013, serão recuperados 73 dos 160 trens da frota, e 120 veículos refrigerados serão colocados em circulação. A primeira composição encomendada da China deve começar a circular no início de janeiro.
“Até 2014, teremos uma frota de trens totalmente renovada. Vamos saltar de uma idade média de trens de 35 para 16 anos, entre os novos trens comprados pelo Governo do Estado e composições modernizadas pela concessionária. Muitos avanços já estão em curso, como a fidelização de plataformas de embarque e a chegada dos primeiros trens chineses”, disse Lopes.
Para oferecer mais conforto e agilidade aos 550 mil usuários diários do metrô, o Estado comprou 114 modernos vagões. Os equipamentos, que totalizam 19 trens, aumentarão a frota em 63% até 2012.
O Metrô Rio investirá R$ 1,15 bilhão nas melhorias. Além disso, o governo constrói a Linha 4 do metrô. Com a nova linha, os passageiros levarão 35 minutos do Centro do Rio à Barra da Tijuca.
Para integrar a rede de trens às linhas de metrô e melhorar a mobilidade urbana na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, o governo construirá a Estação Multimodal Olímpica, que substituirá a Estação de São Cristóvão.
Outro projeto que permitirá a conexão entre os sistemas metroviário e ferroviário será o Trem de Alta Velocidade (TAV).
Estações estão sendo reformadas  
Estão sendo realizadas ainda a readequação e modernização das estações de metrô e trem. As obras da nova estação da Linha 1, a Uruguaia, deve ser concluída em 2014. A quarta parada do metrô na Tijuca e 36ª estação do sistema ficará a 1,100 metros da Saens Peña e será a primeira a ter ar condicionado central. Cerca de 20 mil usuários passarão pela estação-modelo diariamente.
Nas estações de trens, estão previstas a revitalização das plataformas, nos mesmos moldes da Estação de Oswaldo Cruz, inaugurada este mês, novos padrões de bilheteria e a instalação de equipamento urbano, comunicação visual e piso tátil. Os trechos serão recuperados, com a instalação de novos desvios para a redução de intervalos entre os trens e a duplicação da linha férrea. Até 2020, serão aplicados R$ 150 milhões na reforma de todas as estações.
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário