terça-feira, 27 de dezembro de 2011

POLUIÇÃO


Monitoramento da Poluição do Ar na China
A China introduzirá padrões de poluição de ar mais rigorosos a partir do próximo ano para monitorar pequenas partículas flutuantes de poluição em Pequim e em outras grandes cidades, mas pode não começar a apresentar os resultados ao público até 2016.
Partes da China urbana, da capital, no norte, até Guangzhou, no sul, têm sido envoltas em uma fumaça acre durante períodos do inverno, forçando as pessoas a usarem máscaras ou mesmo evitarem sair de casa.
Mas em Pequim, a poluição do ar foi classificada oficialmente como “leve”, embora a embaixada dos Estados Unidos, que tem sua própria medida, derivada de padrões dos EUA, mostrou que a qualidade do ar é tão ruim que está fora da escala.
Uma razão por trás das diferentes leituras é que as cidades chinesas não medem e divulgam dados das partículas menores de chaminés e canos de escape que pairam no ar.
Medindo 2,5 mícrons de diâmetro ou menos, elas são conhecidas como PM 2,5.
O ministro do meio ambiente, Zhou Shengxian, afirmou ao People’s Daily que a China começará agora a usar o padrão PM 2,5, primeiramente em cidades grandes e nacionalmente até 2015.
A partir de 1º de janeiro de 2016, todas as localidades na China terão que fornecer esses números ao público, declarou o jornal.
No entanto, Zhou disse ao jornal que os resultados só começariam a ser publicados “em um momento apropriado”.
O ministério se negou a comentar o caso quando contatado pela Reuters.
A introdução gradual dos novos padrões se deve ao tempo de preparação necessário para novos equipamentos e pessoal, declarou Zhou ao Beijing News.
Muitos moradores de Pequim foram à internet para reclamar que os números oficiais subestimavam grandemente o problema e que eles só confiavam nas leituras da embaixada dos EUA.
A China divulga leituras apenas de partículas poluentes que tenham dez micrômetros de diâmetro ou mais. Médicos alertam que as pequenas partículas flutuantes PM 2,5 podem se instalar nos pulmões mais facilmente e causam problemas respiratórios e outras doenças.
O nível de poluição do ar na capital varia, dependendo dos ventos.
Mas nas últimas semanas, uma mistura de emissões de chaminés, exaustores de veículos, poeira e aerossóis tem, por vezes, coberto a cidade em uma capa acre e bege por dias a fio, e tem até mesmo forçado o cancelamento de voos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário