Réveillon do Rio
Será sustentável e dará pontapé inicial para a Rio+20
O Réveillon do Rio de Janeiro será dedicado à sustentabilidade e abrirá o ano da Rio+20, conferência da ONU que acontece na cidade em 2012, chamando a atenção para as questões ambientais. O secretário de Turismo do Rio de Janeiro e presidente da Riotur, Antônio Pedro Figueira de Mello, anunciou, nesta sexta-feira (16/12), as atrações e novidades do Réveillon de Copacabana, além de apresentar os outros oito pontos do Rio que também terão programação especial. A tradicional queima de fogos na orla de Copacabana, conhecida internacionalmente, vai durar 16 minutos.
Em coletiva de imprensa no hotel Windsor, em Copacabana, Zona Sul da cidade, o secretário destacou a temática da grande festa. "A sustentabilidade é um dos assuntos mais relevantes atualmente. É importante que as pessoas percebam isso e façam a sua parte. A montagem e desmontagem do evento será toda produzida em pilares sustentáveis, com reaproveitamento de materiais e coleta de lixo. Até os fogos e toda sua fumaça serão neutralizados. Será um evento limpo".
O secretário se refere à compensação da emissão de gás carbônico que será feita através do plantio de árvores nativas da Mata Atlântica na Bacia do Rio Guandú, em Miguel Pereira, no Estado do Rio de Janeiro. A região foi escolhida por ser responsável por parte abastecimento de água da capital.
Conscientização do público
Momentos antes da virada do ano, um vídeo sobre ecologia será projetado nos telões, convidando o público presente em Copacabana a ter "um minuto de reflexão" sobre as questões do meio ambiente. O secretário ainda afirmou que serão promovidas campanhas para cada um levar seu próprio saco de lixo, além de outras pequenas atitudes que somadas fariam a diferença.
Alguns dos artistas que participarão da festa, como Beth Carvalho, Evandro Mesquita, Moraes Moreira e o apresentador Otaviano Costa, também destacaram a importância da consciência ambiental. "No dia seguinte que participei do Brazil Day no Japão, não se via um lixo pelo chão. Seria legal se no Rio também acontecesse isso e a Comlurb não batesse outro recorde de lixo coletado", contou Evandro Mesquita, vocalista da banda Blitz, que será uma das atrações da maior festa ao céu aberto do mundo.
Estrutura
O Réveillon de Copacabana terá quatro palcos, dezenove toneladas de fogos de artifício divididas em onze balsas, trezentos banheiros químicos, seis postos médicos e trinta postos de policiamento. Os cariocas e turistas assistirão a dezesseis minutos de queima de fogos.
Segundo a empresa SRCOM, que pelo quinto ano é responsável pela festa, o palco principal da Praia de Copacabana trará efeitos inéditos no Brasil. "A estrutura será de uma grande instalação artística em três dimensões. O palco receberá projeções inspiradas na sustentabilidade, proporcionando um efeito inédito para o público brasileiro", afirmou Abel Gomes, sócio da empresa.
Rocinha
Mesmo fora da lista oficial de eventos, a Rocinha terá queima de fogos especial para celebrar a pacificação da comunidade.
"Antes era o tráfico que soltava os fogos lá, mas esse ano a Riotur preparou uma queima no terraço do Hotel Nacional para celebrar a paz naquela comunidade. Com certeza muitos turistas vão querer alugar lajes da comunidade para curtir o espetáculo", declarou Antonio Pedro, que também confirmou que a Penha continuará recebendo queima de fogos, como aconteceu no ano passado.
Público estimado
Apesar de festas em outros pontos da cidade estarem sendo divulgados para "desafogar" o deslocamento em massa para Copacabana, o secretário de Turismo acredita que o público continuará sendo de 2 milhões de pessoas, como nos anos passados. A crise financeira também pode comprometer o comparecimento de turistas europeus e americanos na festa de ano novo, mas, segundo o secretário, esse número será compensado pelos turistas de outras regiões do Brasil e da América do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário