quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

SAÚDE II


Cuidar bem da saúde bucal é muito mais do que uma preocupação estética para manter um sorriso aberto e bonito. É, principalmente, uma exigência de saúde. Dentes amarelados, mau hálito e aftas são muitas vezes as pontas visíveis de uma higiene precária (existem diversos outros fatores que as provocam), mas que podem ser contornadas com uma visita ao dentista. Pior é quando se descobre que o descuido com a boca já evoluiu a ponto de contribuir com uma endocardite, que vem a ser uma inflamação no coração.
Por isso, vale levar em consideração alguns estudos que apontam na direção da relação direta entre a má higiene bucal e cardiopatias. Um deles, da University College London (UCL), foi publicado no ano passado.
Entre os pesquisadores estava o brasileiro César de Oliveira, pós-doutorado na instituição. O grupo, formado ainda pelos médicos Richard Watt e Mark Hammer, alerta para a necessidade de aprofundamento das investigações, mas as evidências são fortes o suficiente para apontarmos a necessidade de prevenção.
Ou seja, higiene oral e problemas como inflamações nas gengivas não devem ser negligenciados. Devemos sempre lembrar, que o corpo humano é uma combinação, uma engrenagem, que deve estar com todos seus componentes em forma para seu bom funcionamento.
Sabemos que mesmo profissionais da saúde nem sempre fazem as correlações entre doenças periodontais e seus possíveis efeitos no coração. Mas levemos em consideração a grande probabilidade de correção dos estudos já feitos. Segundo eles, uma infecção oferece as condições para que bactérias entrem na corrente sanguínea e adiram aos depósitos de gordura existentes nos vasos do coração. A consequência seria a formação de coágulos, com os evidentes problemas cardiovasculares.
Um sangramento na boca, por exemplo, pode ser suficiente para a invasão das bactérias ao sistema sanguíneo. Então, se você percebe que há sangramento em sua gengiva, procure o dentista.
O conselho, então, é aproveite as festas de Natal, não dispense o bacalhau, o pernil ou o peru. Nem aquela rabanada ou salada de frutas.
Mas, tão logo seja possível, escove os dentes ou,  pelo menos, dê uma bochechada, para diminuir a acidez natural da saliva após as refeições e, com isso, reduzir as chances das bactérias se aproveitarem.
Além disso, claro, não deixe de escovar os dentes diariamente, no mínimo, duas vezes, e mantenha sua agenda de visitas ao dentista em dia.
E bons sorrisos com os presentes que Papai Noel vai te trazer neste fim de semana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário