Natal I
Consumidor deve ficar atento na hora das compras
O consumidor precisa ficar atento ao fazer compras de final de ano. Segundo a advogada especialista em direito do consumidor Maria Fidelis, um dos principais pontos é observar se os lojistas estão cumprindo a legislação.
“A pressão do consumidor faz com que o empresário preste o serviço de forma mais adequada, respeitando o direito do consumidor.”
Ela destaca que o cidadão, muitas vezes, não sabe a quem recorrer para resolver problemas decorrentes de uma compra malsucedida. “O primeiro passo é que ele tente resolver a questão com a empresa, se não conseguir, procure um órgão de proteção ao consumidor.”
A advogada orienta que, para segurança do consumidor, quando tiver problema com algum produto, ele tire foto e guarde os contatos da empresa, inclusive e-mails, em casos de compras feitas pela internet.
Natal II
Febraban orienta consumidores nas compras
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou nota nesta segunda-feira (19/12) com orientações de segurança para as compras com cartões de crédito, débito, com cheques e feitas pela internet. A Febraban também informou que os bancos abrirão normalmente nos dias 23 e 29 de dezembro, com funcionamento normal das câmaras de compensação. As agências bancárias não abrirão ao público no dia 30/12 (sexta-feira), mas terá movimento interno para balanço do ano.
Entre as orientações, a Febraban destaca que o consumidor nunca empreste seu cartão nem permita que estranhos o examine. Caso o cartão seja roubado, perdido ou extraviado, a recomendação é que o usuário comunique o fato imediatamente à Central de Atendimento do banco, pedindo o cancelamento. Em caso de assalto, é preciso registrar a ocorrência na delegacia mais próxima.
Ao efetuar compras com cheque, é preciso que eles sejam nominais e cruzados. Além disso, a Febraban orienta que, ao preencher cheques, o consumidor elimine os espaços vazios e evite rasuras. Para as negociações na internet, é preciso manter o antivírus do computador atualizado, além de trocar a senha de acesso ao banco periodicamente, além de usar somente provedores confiáveis.
A Febraban também aconselha que, ao efetuar pagamentos ou outras operações financeiras, o usuário deve certificar-se de que está no site desejado, seja do banco ou outro qualquer, clicando sobre o cadeado ou chave de segurança que aparece quando é acessada a área de segurança do site.
Nenhum comentário:
Postar um comentário