segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

VERÃO


Óculos Escuros Indispensáveis no Verão
Aliado dos protetores solares, os óculos escuros também são um acessório imprescindível no combate aos raios ultravioleta, responsáveis por emitir efeitos nocivos que podem gerar sérios danos não somente à pele, mas também aos olhos. No Brasil, por ser um país tropical, a incidência de raios ultravioleta é muito alta.
Especialistas não indicam o período entre 10 e 16 horas do dia para a exposição ao sol, em especial nos dias de verão, quando a radiação ultravioleta (UV) é mais intensa e pode acelerar doenças oculares degenerativas como a catarata. A radiação cumulativamente absorvida pelos olhos pode originar danos à córnea, cristalino e à retina. Por isso, é de fundamental importância o uso de óculos escuros com proteção UV.
Os óculos são um acessório indispensável à saúde ocular, pois as radiações solares podem afetar até quem está dentro de um carro ou próximo a uma janela. Nos Estados Unidos já estão desenvolvendo vidros com fotoproteção para automóveis, edifícios comerciais e em residências, pois a radiação quando é refletida por vidro padrão é a mais perigosa.
Entre as lesões oculares mais comuns causadas pelo excesso de sol está a formação da catarata, que pode levar à cegueira e representa hoje um problema ocular grave e de maior incidência no mundo. Especialistas advertem ao fato de que, embora seja uma doença peculiar da terceira idade, a falta de proteção entre os mais jovens têm contribuído para elevar esse número. O uso dos óculos escuros, portanto, deve ser uma preocupação não apenas dos adultos, mas também dos jovens e crianças.
Ficar atento na hora da compra é fundamental para não cair em cilada e colocar em risco a saúde ocular. Ainda que mais baratos, os modelos pirateados não possuem a tecnologia de filtrar os raios solares e as suas lentes, geralmente de vidro ou de acrílico colorido, causam a dilatação da pupila perante o sol, fazendo com que uma quantidade maior de raios prejudiciais entre direto na retina, provocando lesões oculares.
Para evitar erro, recomenda-se a compra do produto em lojas especializadas e que contenha a certificação NBR ISO 15111 – 100% proteção UV. É importante também escolher uma cor que não altere as cores verdadeiras, como nos semáforos, e que seja um modelo que envolva as têmporas para bloquear a luz que vem dos lados.
Os danos causados à visão pela excessiva exposição aos raios ultravioleta sem a devida proteção costumam surgir ao logo do tempo. Por isso, o foco na prevenção deve ser uma postura precoce e constante.





Nenhum comentário:

Postar um comentário