quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

PARA REFLEXÃO


Do Natal para um Novo Ano
Penso, logo existo! Com esta sentença, René Descarte demonstrou que o mundo é real e somos seres inteligentes. Viver é uma dádiva de Deus. Viver bem ou mal, em geral, é uma escolha humana. Todos são, ora favorecidos pela sorte, ora pelo infortúnio. E, se analisarmos cuidadosamente, a maioria dos azares que sofremos é provocada por nós mesmos. E, como já estamos cansados de saber, os problemas mais comuns estão relacionados ao dinheiro.
À falta dele, claro! Bem, devemos aproveitar o momento do Natal para restabelecer em nossas vidas os valores que nos fazem melhores e mais felizes, o relacionamento familiar, a segurança financeira, a religião, o sexo e o trabalho.
Isso é coerente com o que já vimos em algumas pesquisas. Passemos uma borracha, comecemos do zero se preciso. Este é o momento para vivenciar o amor na forma do perdão e da doação, da paz e da liberdade, do estímulo e da oportunidade, da justiça social. Quanto mais ao amor se abre, mais feliz se vive. Somos a luz do mundo. Que brilhe a luz no sorriso que aparece no amor que floresce na inveja que fenece. Ilumine a esperança no amor de toda criança que existe dentro de nós.
Assim como Jesus nasceu em um presépio, na simplicidade e no despojamento, sejamos também modestos no agir e no pensar. Participemos da construção de uma nova sociedade, onde todos tenham uma vida digna.
Que os sonhos se tornem realidade naqueles que ousam sonhar. Fim de ano também é um momento para reflexão. Pensar no que passamos, sofremos, realizamos, omitimos. Rever criticamente nossos erros e ter a coragem e a humildade de pedir desculpas, quando necessário. Vamos aproveitar a semana que se nos separa do ano novo para planejar o que faremos.
Estabeleça metas, seja realista, administre o medo. Aniquile a tristeza e a melancolia que se abate no seu ser. Viva, arrisque-se e seja feliz. Não receie, nem se envergonhe de dizer: "eu te amo".




Nenhum comentário:

Postar um comentário