quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

ABANDONO II


Abandono do Shopping Square em Nova Iguaçu
Localizado entre o mercado Intercontinental e o Terminal Rodoviário, próximo ao Viaduto, ao Restaurante Popular e a Câmara Municipal, no maior centro comercial e de serviços da Baixada, o Shopping Square é pouco conhecido e frequentado.
Possui mais de 80 lojas em dois pisos, estacionamento próprio e praça de alimentação com palco para apresentações culturais. Porém algumas poucas lojas estão funcionando. No 1º piso são cinco lojas, com destaque para a agencia do INSS e no 2º piso apenas um restaurante do tipo “self service” está funcionando.
O  presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Trabalho e Emprego da Câmara Municipal, visitou o empreendimento esta semana e lamentou a situação do shopping. “Dá pena vê um empreendimento daquela magnitude não se reverter em algo que potencialize a cidade: geração de emprego, circulação de renda, criação de espaços culturais, de lazer e entretenimento, tão necessários em nossa cidade”.
Segundo informações da administração do shopping, o fracasso deve-se a um erro de concepção e estratégia de mercado. As lojas foram vendidas sem nenhum critério de organização e não se buscou grandes lojas que pudessem atrair o público. O mais grave é que desse jeito o Shopping Square poderá fechar em breve, tornando-se um grande “elefante branco” no coração da cidade.
 Apesar do Shopping ser um empreendimento privado, é importante uma ação do Poder Público. “Não dá para a gente passar em frente, olhar e dá de ombros, tipo: 'não tenho nada com isso'. O shopping agonizando ou fechado significa menos gente trabalhando e por consequência menos renda circulando e menos impostos arrecadados (IDD, ICMS, taxas, serviços e outros). Daí, menos serviços públicos prestados”, argumenta.
 O Poder Público, sobretudo a Prefeitura, tem que atuar como agente indutor, fomentador, incentivador e estimulador de ações que contribuam para a revitalização daquele empreendimento e de outros que necessite do agir da Prefeitura, como é o caso, por exemplo, da expansão do Top Shopping, até hoje emperrada.
“Para isso, é necessário reunir a administração do Square e as entidades comerciais, como CDL, Acini e Sincovani e também a Firjan, a fim de discutir possibilidades que produzam uma boa solução. Reunir quem entende do negócio. Não faltam empresas e grupo econômicos querendo investir em Nova Iguaçu. Ainda mais quando se trata de uma área privilegiada como aquela onde está o Square”.
A Prefeitura, inclusive com a participação da Câmara Municipal poder exercer um papel preponderante nesses casos. Porém,  é necessário também que o Governo tenha consciência da dimensão da gestão administrativa de uma cidade do porte e importância de Nova Iguaçu.  Faz falta a existência de uma Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria e Serviços”.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário