terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

CLIMA IRREGULAR


Novo Mapa das Zonas de Plantio
Nos Estados Unidos, os adeptos da jardinagem estão percebendo que suas plantas já não crescem tão bem nas regiões que antes eram indicadas para elas. A explicação pode estar no novo Mapa da Zona de Plantio, que revela que muitas zonas do país estão apresentando médias de temperaturas mínimas mais quentes do que no passado, o que influi no crescimento dos vegetais. E muitos especialistas e praticantes de jardinagem acreditam que essa elevação da temperatura tem uma causa: as mudanças climáticas.
A nova versão do mapa, desenvolvida conjuntamente pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), pelo Serviço de Pesquisa Agrícola (ARS) e pelo Grupo Climático PRISM da Universidade Estadual do Oregon (OSU), analisou 30 anos de dados climáticos, de 1976 a 2005, contra as informações de 1974 a 1986 consideradas pela última versão, de 1990.
O novo mapa contém 13 faixas climáticas, cada uma dividida em zona A e B. Essas faixas correspondem às médias de temperaturas mínimas de cada região, e compreendem temperaturas dos -51,1ºC aos 21,1ºC. Em relação à última versão, foram acrescentadas mais duas faixas de temperaturas mais elevadas, a 12 (de 10ºC a 15,5ºC) e a 13 (de 15,5ºC a 21,1ºC), sugerindo que as temperaturas mínimas estão ficando mais quentes.
Mas apesar do aquecimento registrado, a USDA declarou que não se pode afirmar que o país está necessariamente enfrentando mudanças climáticas, pois os dados não são suficientes para concluir essa questão.
As mudanças climáticas geralmente são baseadas em tendências na média geral de temperaturas registradas entre 50 a 100 anos. Como o novo mapa representa médias de 30 anos do que são essencialmente eventos climáticos extremos as temperaturas mais frias do ano, as mudanças nas zonas não são evidência confiável de que tem havido aquecimento global.
No entanto, muitos especialistas e adeptos da jardinagem acreditam que a elevação da temperatura é sim um indício de que pode estar ocorrendo um aquecimento global.
Se você quiser ver isso como uma coisa mais politicamente correta, você pode dizer que algo está acontecendo. Mas o clima está mudando. A primavera está chegando antes e durando mais. O outono dura mais, e no geral o clima está muito mais irregular agora. Definitivamente há mudanças climáticas.
Para muitos ‘jardineiros’, as mudanças climáticas não são uma notícia nova, e eles já estavam percebendo a influência de um clima mais quente em suas plantas.
Além dos dados atualizados e mais detalhados, o novo mapa oferece uma tecnologia mais interativa. A versão online permite que os interessados confiram a média de temperaturas mínimas exata de sua região através do fornecimento do código postal, e as zonas podem ser verificadas em segmentos de cerca de 800 metros.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário