Cresce risco de doença ocular
No verão, casos de conjuntivite, ceratite e blefarite aumentam por maior chance de contágio
Rio - No verão, aumenta a proliferação de bactérias que causam inflamações oculares, como conjuntivite, ceratite e blefarite. Levantamento do Instituto Penido Burnier, em São Paulo, aponta que estas doenças atingem 1 em cada 4 brasileiros nesta época do ano. O risco de contágio cresce, já que há maior concentração de pessoas em locais como praias, clubes e shoppings.
Infecção ocular mais comum, a conjuntivite é transmitida pelo ar ou contato direto com pessoas contaminadas. Olhos vermelhos, coceira, sensação de areia na vista, lacrimejamento, pálpebras inchadas, secreção e fotofobia (intolerância à luz) são sintomas.
Infecção ocular mais comum, a conjuntivite é transmitida pelo ar ou contato direto com pessoas contaminadas. Olhos vermelhos, coceira, sensação de areia na vista, lacrimejamento, pálpebras inchadas, secreção e fotofobia (intolerância à luz) são sintomas.
Como prevenir infecções e traumas nos olhos:
- Evitar levar as mãos aos olho;
- Lave frequentemente as mãos;
- Evite aglomerações e locais fechados;
- Não compartilhe maquiagem, fronhas, toalhas e colírios;
- Não coce os olhos, principalmente após pegar em carrinhos de supermercados, interruptores de luz ou torneiras de banheiro público;
- Limpe a pálpebra duas vezes ao dia com solução específica para blefarite;
- Diariamente, aplique nas pálpebras duas ou três compressas de água quente filtrada;
- Massageie a pálpebra com movimentos circulares e horizontais duas vezes por semana;
- Adicione nozes e sementes de linhaça à alimentação;
- Não entre no mar ou na piscina usando lentes;
- Interrompa o uso de lente de contato a qualquer desconforto.
Ao primeiro sinal da conjuntivite, devem ser aplicadas compressas de água gelada filtrada por dois dias. Se os sintomas não desaparecerem, é necessário consultar o médico.
O tratamento feito com medicamentos varia conforme o diagnóstico. Pingar colírio nos olhos sem prescrição médica pode piorar a doença e provocar outras.
A maior produção de oleosidade pela pele no calor facilita o desenvolvimento da blefarite (inflamação da pálpebra). Mulheres são mais afetadas devido ao uso de maquiagens.
Já a ceratite ocorre quando os raios ultravioleta atingem a córnea, causando fotofobia, ardência e vermelhidão. Pessoas que ficam expostas ao sol sem proteção têm maior risco. Se não for tratada logo, pode evoluir para úlcera de córnea.
Coçar os olhos pode causar transtornos
“Está proibido coçar os olhos”. A recomendação é dos oftalmologistas, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. A coceira em excesso pode causar diversos problemas de vista, aumentar grau de astigmatismo e até provocar transplante de córnea.
O segredo é pingar água gelada nos olhos que alivia o incômodo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário