segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

POLÍTICA EM NOVA IGUAÇU


PT terá candidato
O PT terá candidato próprio à prefeitura de Nova Iguaçu. O nome indicado é o do vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha. A decisão complica ainda mais a disputa para prefeito na cidade e provoca efeitos colaterais devastadores em outros partidos. A esperada presença do ex-presidente Lula e da sua sucessora, Dilma Rousseff, na campanha eleitoral no Rio e alguns de seus municípios, vai turbinar candidatos petistas e aquecer a disputa.




Como fica o PDT
No meio da complicação política, o PDT da prefeita Sheila Gama, sem ter o PT como vice em sua chapa, encolhe um pouco mais. Pois o universo do voto pedetista é praticamente o mesmo do petista. E mais: sem chance de acordo com o PTB do deputado federal Walney Rocha (que afirmou a esta coluna, na semana passada, que “é candidatíssimo” a prefeito), o PDT míngua ainda mais, já que grande parte da militância pedetista o acompanha, faz tempo.




Devastação política
No ambiente da devastação a ser provocada pela candidatura do PT, estão outras ensaiadas pelo PRB e PTdoB, por exemplo. Estas poderão desaparecer na poeira inicial do processo político ou se aliar ao PDT, PT ou PTB para salvar a eleição de alguns candidatos a vereadores. Se a prefeita Sheila Gama crescer nas preferências eleitorais, terá chances de atrair os dois partidos. Fora disso, PTB terá mais chances de fisgar o PRB e PTdoB.




Decisão no 1º turno
Nessa hecatombe política, o deputado federal Nelson Bornier (PMDB) sobrevive e sai no lucro. Sua candidatura a prefeito fica isolada, fora da área de conflito. Destacado, até agora, como o mais simpático ao eleitorado, ele fica disponível a alianças com outras lideranças descontentes (que são muitas). Isso diluiria o índice de rejeição que ele teria em torno do seu nome. Assim, segundo números não oficiais, nessa tendência (e mesmo sem o PR), as eleições poderão ser decididas no primeiro turno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário