quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

As praias mais sossegadas do Brasil


As praias mais sossegadas do Brasil
Quer aproveitar o verão, mas não tem a menor paciência de encarar praias lotadas? A melhor solução é se afastar um pouco das grandes cidades litorâneas e partir em busca de verdadeiros paraísos.
Sim, praias quase desertas ou simplesmente mais tranquilas ainda existem pelo Brasil. O acesso a elas é mais complicado, exatamente uma das razões que explica a falta de agito. Mas, na maioria dos casos, a beleza da paisagem compensa qualquer esforço.
Selecionamos algumas praias brasileiras que ainda podem dar ao visitante a sensação de que ele está sozinho, ou quase, em um pedaço do paraíso. 
Galinhos – Rio Grande do Norte
Localizada a 170 quilômetros de Natal, Galinhos é uma vila simples de pescadores que integra o Polo Turístico Costa Branca. A pouca quantidade de turistas é justificada pelo difícil acesso. Para se ter uma ideia, só se chega a Galinhos de barco, buggy ou carros 4x4. E o caminho é pelas dunas, apenas quando a maré está baixa.
Na vila, não trafegam carros e charretes puxadas por jegues são usadas como táxi. Entre os passeios mais procurados estão os de jangada, com direito a banho de mar perto das dunas.
Praia do Leão – Fernando de Noronha
Apesar de ser um destino que atrai muitos turistas, Fernando de Noronha, a 545 quilômetros de Recife, ainda é para poucos. Os pacotes são caros, e o visitante ainda deve pagar uma taxa de preservação ambiental diária. A recompensa é que muitas praias ainda são praticamente desertas.
A Baía do Sancho, considerada por muitos como a praia mais bonita do Brasil, a Baía dos Porcos e a Praia do Leão são alguns dos mais lindos redutos de Fernando de Noronha. Para quem quiser sossego total, a dica é a Praia do Americano, completamente deserta. Bem pequena, ela tem ondas fracas e areia fofa.
Praias da Figueira, da Ponta Aguda, Mansa e da Lagoa – Litoral norte de São Paulo
Em apenas um dia, é possível deixar a agitação de São Paulo e mergulhar na tranquilidade e nas belezas únicas do litoral norte do estado. Uma trilha especial entre Caraguatatuba e Ubatuba tem como grandes atrações quatro praias praticamente desertas: da Figueira, da Ponta Aguda, Mansa e da Lagoa.
O roteiro passa longe de movimento e de praias lotadas, pois o percurso se dá em paisagens de difícil acesso. A trilha tem cerca de sete quilômetros por praias e mais cinco quilômetros por estrada cercada de mata, na volta do passeio. A única ressalva: é necessário contratar uma empresa especializada para se aventurar por lá.
Barra dos Remédios – Ceará
Barra dos Remédios fica na cidade de Camocim, a 379 quilômetros de Fortaleza e a 16 quilômetros do centro. A praia não tem estrutura, como barracas ou chuveiro. Tem, sim, muita areia. Para todos os lados. É lá que se localiza uma das mais altas dunas do Ceará. O acesso à praia é somente por buggy ou carros 4x4, com o acompanhamento de guias locais.
É entre as dunas que fica o caminho até uma bela lagoa, formada pela foz do Rio dos Remédios. A paisagem é diferente das demais praias do litoral cearense por causa dos mangues. Entre as atrações do passeio estão os Lagos do Boqueirão, da Torta e Seco.
Riacho Doce – Espírito Santo
Riacho Doce fica no Parque Estadual de Itaúnas, no município de Conceição da Barra (ES), já na divisa com a Bahia. Um pequeno córrego de água doce que desemboca no mar dá o nome a esta praia quase deserta. O acesso é bem difícil: dez quilômetros a pé e 17 quilômetros de carro, em uma estrada de terra.
A recompensa é conhecer esse paraíso na Terra, já eleita uma das praias desertas mais bonitas do Brasil. Deserta, mas nem tanto. Até bar tem por lá. Mas a dificuldade de acesso faz Riacho Doce ser para poucos. Quem chega lá se diverte nas dunas, que atingem mais de 30 metros de altura e, entre as décadas de 50 e 70, soterraram a antiga vila de Itaúnas.
Antigos e Antiguinhos – Rio de Janeiro
O acesso a Antigos e Antiguinhos, em Paraty, é muito difícil, transformando esta praia em um paraíso calmo e quase deserto. O caminho começa na Vila de Oratória, último ponto aonde chegam os carros. Depois, a viagem prossegue a pé por mais trinta minutos, a partir da Praia do Sono. A paisagem vai fazer com que ninguém se arrependa do esforço. Outra opção para se chegar até lá é fazer a viagem de barco, saindo da Praia do Meio, em Trindade.
A praia tem pedras que separam as duas enseadas – daí o nome “duplo” da praia. Em Antiguinhos, dois rios são uma ótima opção para quem quiser tomar um banho de água doce depois de cair no mar. Não há chuveiros, barracas ou vendedores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário