quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Proteja-se do Sol


Proteja-se do Sol
Até agora, o Verão 2012 parece não ter mostrado toda sua potência, mas os perigos do sol podem aparecer a qualquer momento. É aí que a proteção da pele assume papel fundamental, evitando danos da radiação e, principalmente, o câncer cutâneo. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) reforça essa importância, apontando este tipo de tumor como o mais frequente, correspondendo a 25% — um quarto — de todos os tipos malignos registrados no País.
Os raios ultravioleta penetram profundamente na pele e causam reações imediatas: queimaduras, fotoalergias (alergias causadas pelo sol), melanoses (manchas e pintas), fotoenvelhecimento.
Reações tardias também podem ocorrer devido ao efeito acumulativo da radiação solar durante a vida. Os efeitos são envelhecimento cutâneo e alterações celulares que causam mutações genéticas, que predispõem ao câncer da pele.
Para evitar esses problemas, o uso do protetor solar, deve ser em doses generosas e diárias. Tem que aplicá-lo 20 minutos antes de se expor ao sol, e reaplicá-lo a cada duas horas ou após um mergulho.
Há opções de uso tópico (creme, spray e gel) até uma versão comestível: barra de chocolate com efeito fotoprotetor. O fator de proteção solar (FPS) varia com o tom de pele. Mas nunca deve ser menor que 15. Mesmo em peles mais morenas.
Escolha o fotoprotetor ideal
Pele oleosa
Use o fotoprotetor em gel. Sem álcool e gordura, o produto é absorvido rapidamente, e não obstrui os poros ou deixa a pele com brilho excessivo.
Pele seca
Por ser um tipo de pele mais fina e irritável, o ideal é a versão em creme, que contém hidratante na sua formulação.
Pele sensível e mista
Escolha o gel-creme, que possui óleos leves e hipoalergênicos.
Pele desitratada
Prefira o produto em loção, que combina óleo e água na composição.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário