terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Cérebro


Como cérebro escuta as palavras 
Cientistas americanos anunciaram nesta quarta-feira (01/02) que descobriram a forma com que o cérebro escuta as palavras, no que os pesquisadores qualificam como um grande avanço para ajudar a voltar a se comunicar com pessoas que sofreram paralisia ou derrame cerebral.
Ao colocar eletrodos no cérebro de pessoas submetidas a estudo e pedir que escutassem conversas, os cientistas foram capazes de analisar as frequências de sons registradas e adivinhar quais palavras estavam sendo escutadas.
"Nos centramos em como o cérebro processa os sons da fala", disse o pesquisador Brian Pasley, do Instituto de Neurociência Helen Wills da Universidade Berkeley da Califórnia. "A maior parte da informação em um discurso se situa entre 1 e 8.000 hertz. Essencialmente, o cérebro analisa as diferentes frequências de som em diferentes lugares" do cérebro.
Ao registrar como e onde o cérebro registra os sons, no lóbulo temporal, o centro do sistema auditivo, os cientistas puderam gerar um mapa das palavras e recriá-las tal como foram escutadas.
"Quando uma zona particular do cérebro está sendo ativada, sabemos que corresponde aproximadamente a alguma frequência de som que o paciente está escutando naquele momento", disse Pasley. "Assim, pudemos criar um mapa que nos permitiria até certo ponto usar a atividade do cérebro para resintetizar o som pelas frequências que estamos adivinhando", acrescentou.
Esta informação poderia ajudar algum dia os cientistas a determinar o que as pessoas que não podem falar fisicamente querem dizer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário