quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Energia Nuclear


3° Seminário Nacional de Energia Nuclear
Executivos da Eletronuclear participarão nos dias 8 e 9 de fevereiro do 3º Seminário Nacional de Energia Nuclear, evento patrocinado pela empresa subsidiária da Eletrobras, que terá como tema “O programa nuclear brasileiro: as lições de Fukushima”.
A segurança das usinas nucleares tem sido discutida em todo mundo após o terremoto seguido de tsunami que atingiu o Japão em março do ano passado e danificou a central nuclear de Fukushima. Após o ocorrido, surgiram questionamentos com relação aos programas nucleares dos países que adotaram a mesma tecnologia, inclusive o Brasil.
Por isso, o seminário tem como objetivo reunir representantes da cadeia nuclear brasileira, empresas de consultoria, construção e montagem industrial, fornecedores de equipamentos e soluções tecnológicas para discutir a demanda de mercado, disponibilidade de mão de obra especializada e as novas tecnologias para atender ao projeto nuclear brasileiro e às empresas privadas fornecedoras. Questões ligadas à segurança nuclear e o impacto do programa no desenvolvimento da engenharia e da indústria nacionais também integram a pauta do evento.
O assistente da presidência da Eletronuclear, Leonam dos Santos Guimarães, participará do Painel de Abertura (9h20 às 10h) e dará uma palestra com o mesmo tema do evento às 11h. Às 15h, o gerente de Análise de Segurança Nuclear, Mário Alves, integrará a mesa de debates “Plano de contingência: prevenção a desastres a acidentes”. Ainda no dia 8, às 16h30, o também assessor da presidência Paulo C. de Rodrigues Vieira participará do painel “Fukushima X Usinas Brasileiras: a diferença entre o modelo tecnológico japonês e brasileiro”.
No último dia do evento, o coordenador do Plano de Emergência Local, Paulo Roberto Werneck de Carvalho, participará da discussão com o tema “Mapeamento das áreas de risco”, às 9h . No debate seguinte, “Usinas brasileiras”, às 10h, estarão o coordenador de Implantação da Operação de Angra 3, Ricardo Luis Pereira dos Santos, e o gerente de Planejamento e Orçamento, Roberto Cardoso Travassos. Às 11h10, o assistente da Superintendência de Licenciamento e Meio Ambiente, Antonio Jorge Pinto de Almeida, falará sobre “Licenciamento Ambiental – Como garantir a segurança e a preservação”.
O evento será realizado no Centro de Convenções Bolsa do Rio – Auditório Bolsa do Rio, no Centro do Rio de Janeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário