terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Quer aumentar sua renda?


Quer aumentar sua renda?
Conquistar uma fonte de renda extra é uma das principais alternativas sugeridas por consultores em finanças pessoais para quem deseja fazer uma reserva de capital ou quitar dívidas. Encontrar uma forma de gerar renda com atividades paralelas à vida profissional é uma ótima maneira de viabilizar planos de médio e longo prazo, como comprar veículos, imóveis ou investir em educação.
Nesses casos, entretanto, é preciso tomar cuidado para não comprometer recursos que não existem em dívidas de longo prazo. Ferreira aconselha que antes de assumir um financiamento, a pessoa poupe pelo menos 60% do valor a ser financiado. O conselho vale, sobretudo, para quem ainda não tem um histórico razoável dos ganhos com a segunda atividade. Se a segunda atividade não der certo, corre-se o risco de comprometer a renda principal.
Entre as principais atividades extras, destacam-se as vendas porta-a-porta, a confecção de bijuterias e acessórios como bolsas, a venda de doces, bolos e outros itens para festas e a prestação de serviços ligados à tecnologia da informação. Mas, há ainda os casos de profissionais que faturam com atividades bem pouco comuns para a maioria das pessoas.
Equilíbrio entre vida pessoal e profissional
O aumento dos rendimentos, no entanto, exige dedicação, tempo e disposição. Quem aposta em um trabalho extra só por razões financeiras dificilmente consegue suportar a pressão de trabalhar nos horários que deveriam ser de descanso.
Trabalhar naquilo que se gosta não é um pré-requisito apenas para o trabalho “oficial”, mas também para manter uma fonte da renda adicional. A disciplina também é necessária quando se trata de não utilizar o tempo e os recursos do emprego principal na realização de outras tarefas. O bom senso deve prevalecer sempre. Usar o-mail profissional e o telefone da empresa para resolver assuntos particulares e dispor do expediente para realizar outras tarefas é um erro comum entre as pessoas que têm mais de uma atividade profissional, afirma.
Busque uma atividade com a qual você realmente se identifique. Muito provavelmente, será preciso trabalhar em finais de semana ou à noite. Se o trabalho for meramente uma fonte de renda adicional, as chances de você se cansar logo são imensas.
Não use seu horário de trabalho para cuidar de nada que esteja relacionado à sua segunda atividade. Isso irá atrapalhar seu desempenho e você corre o risco de perder seu emprego e principal fonte de renda.
Procure preservar sua vida social. Se você nunca tem tempo para a família ou os amigos, talvez seja preciso reduzir o ritmo de trabalho ligado à fonte de renda extra.
Não faça grandes investimentos no início de sua nova atividade. Avalie primeiro se o retorno compensa e se você tem tempo e disposição para manter uma atividade em paralelo à sua vida profissional.
Não comprometa sua renda extra em longos financiamentos para comprar imóveis e veículos a menos que você tenha pelo menos 60% do valor em poupança ou esteja seguro de que a atividade extra será suficiente para cobrir todas as despesas.




Os novos Empresários
Quando se pensa em ser um novo empresário, você parece que é único, mas saiba que na maioria das vezes você não passa de mais um, que pode fracassar rápido ou se sobressair, é um risco a se correr em igual proporção. Infelizmente, na maioria dos casos podemos citar algumas características que todos os novos empresários têm e como se livrar delas, caso sejam negativas.
E que tal saber algumas dicas importantes de como se sair bem no mundo empresarial? Afinal, nunca é demais conselhos, não é mesmo? Veja em nosso artigo algumas características importantes para te ajudar a se dar bem no universo empresarial e evitar erros
Tenha um grande sonho e sem medo de o declarar a si mesmo:
Você não deve se limitar por qualquer coisa, muito menos por um grande sonho ou objetivo. Você sabia que grandes empresários traçam metas ambiciosas e elas os motivam no dia a dia? Os empresários possuem sonhos e é isso que os motiva em sua rotina, muitas vezes cansativa, que envolve perder feriados e finais de semana simplesmente para atualizar uma planilha de números ou rever seu plano de negócios. Aspirantes a empreendedores jamais devem ignorar o poder de um grande sonho, pois ele movimenta muitos empresários de sucesso.
Quando você tem objetivos grandes, não espere que todo mundo concorde com você. Algumas pessoas acreditam que você é orgulhoso ou estúpido, você não sabe o que significa vida e é por isso que você está querendo coisas que são impossíveis. Não se sinta desestimulado por isso. Mantenha seu sonho e nem que seja guardado para você mesmo durante um tempo, pois vai te ajudar a levantar todos os dias, principalmente em momentos de crise e quem sabe, colocar em prática?

Não tenha medo de começar um negócio
Ter medo de começar um negócio é o problema mais enfrentado pelas pessoas, principalmente os aspirantes a empreendedores. Muitas vezes, a ideia do empreendedor é ótima; ele tem o dinheiro, mas possui um medo de perder tudo. Saiba que este sentimento seu é compartilhado por todos. Se você tem o melhor capital inicial que poderia para começar o seu negócio e se você tem a melhor mente empreendedora, mas não consegue agir, infelizmente você está sendo um talento desperdiçado.
Você pode planejar em investir, porque está vendo um futuro brilhante à frente, mas não começa apenas pelo medo de perder seu dinheiro. Assim, você dificilmente pode conseguir alguma coisa. As chances de fracasso são as mesmas de conseguir sucesso, 50% a 50% por cento. Então, por que não tentar?
Assuma riscos
Os grandes empresários sabem a hora certa de assumir riscos e com estudo e análise dos seus números, você também vai saber. Não tenha medo, quando chegar a hora certa assuma um risco e supere as expectativas. Você pode ter que sacrificar o seu dinheiro, seu sono ou simplesmente qualquer outra coisa, mas pode valer a pena em alguns meses. Então, por que não?
Muitos empresários têm medo de correr riscos, então você não vai ser diferente. Apenas estude o caso para saber se a sua atitude é acertada. Você tem que assumir riscos se quiser crescer.
Tenha uma rede de amigos e contato:
O ambiente empresarial não combina com isolamento social. Empresários bem sucedidos têm amigos, na verdade mais amigos do que eles podem se lembrar. O novo empreendedor deve ser capaz de interagir com jovens e velhos, grandes e pequenos empresários e assim aumentar a sua relevância em seu meio. É uma forma de ter conselhos bem como saber a hora certa de ampliar seu negócio e entender mais sobre o seu meio. Contatos são importantes também quando se precisa de um investimento. A quem pedir se ninguém te conhece? Pense sempre no futuro, os contatos podem ser úteis.




Nenhum comentário:

Postar um comentário