terça-feira, 6 de dezembro de 2011

APRENDIZADO


Quando aprendemos com nossos fracassos
Gostaria de perguntar como você encara o fracasso? Aliás, qual o conceito que você tem sobre fracasso?
Significa não ter alcançado um objetivo? Não ter passado no vestibular, não dar certo no casamento? Ser despedido da empresa? Ficar em dependência em alguma matéria?
A lista é imensa, certamente você deve ter tido alguma experiência que poderia classificá-la como fracasso.
Quando passamos por estas experiências, temos reações muito negativas como depressão, baixa auto-estima, alguns chegam ao extremo do suicídio.
Quem aprendeu a andar de bicicleta levou alguns tombos. Quem aprendeu a tocar um instrumento musical, tocou algumas notas desafinadas e errou muito até dominar as técnicas. Quem conquistou uma vitória no esporte, teve muitos momentos de erros até chegar à perfeição.
Portanto, acredito que o fracasso faz parte do processo para se atingir um objetivo. A diferença é que alguns desistem no meio do caminho e outros persistem.
Qual o segredo da persistência? Ela é determinada pela forma como você encara o fracasso na sua vida. Se para você o fracasso é definitivo, você terá uma reação negativa, porém se o fracasso for algo passageiro, você aprenderá uma lição com a experiência, e terá mais forças para continuar.
O lado positivo do fracasso é que você aprendeu pela experiência, uma forma que não dá certo. Ou seja, se você continuar fazendo o que faz, terá sempre os mesmos resultados, portanto, mude de atitude.
Se você foi reprovado em alguma matéria porque não estudou, então mude seus hábitos de estudo. A sabedoria consiste em aprender com os erros.
É preciso descobrir quais foram as causas de seus erros e mudar, fazer diferente.
Aqueles que acreditam no seu potencial, não desistem nunca. Eles aprenderam que o fracasso é o degrau que antecede o sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário