sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

BOA PARCERIA


Parceria do Estado e setor privado deve beneficiar cinco mil alunos
O Governo do Estado do Rio de Janeiro está mudando o conceito tradicional de educação, criando em parceria com a iniciativa privada escolas de ensino médio voltadas para a formação profissional. No primeiro semestre de 2012, essa integração será ampliada com a inauguração de quatro unidades com esse novo modelo de ensino. A expectativa é de que cinco mil alunos sejam beneficiados.
Entre as empresas que investirão em mais colégios de excelência está a Universidade Gama Filho. Em um novo prédio da Secretaria de Educação, na Pavuna, Zona Norte do Rio, serão oferecidas aulas regulares e curso de qualificação em pedagogia, com foco em filosofia, sociologia e educação. O Governo do Estado aplicará recursos na infraestrutura e a faculdade, na contratação de profissionais.
“O ensino profissionalizante, integrado ao ensino médio regular, é muito mais atraente para o nosso jovem. O Rio de Janeiro vive um ciclo virtuoso de investimentos, o Estado tem recebido muitos investimentos. Temos a obrigação de ajudar esses jovens a entrarem no mercado de trabalho”, afirmou o secretario de Educação, Wilson Risolia.
Segundo o subsecretário de Gestão do Ensino, Antonio Neto, os setores de atuação das outras três escolas já foram definidos, mas os convênios com as empresas ainda não foram fechados. O colégio instalado em Cordeiro formará técnicos em construção civil. Em Resende, será realizada parceria com o setor automotivo e o Consulado da França, para que os estudantes da unidade de ensino aprendam o idioma para trabalhar em empresas francesas. A quarta escola, construída em Santa Teresa com o grupo EBX, será especializada em gastronomia.
“Temos a intenção de inaugurar um quinto colégio na Tijuca em parceria com o Consulado da França. A idéia é trocar conhecimentos: o consulado iria implantar uma unidade com cursos de francês no Brasil, e a secretaria inauguraria uma escola com cursos de português em território francês”, explicou o subsecretário de Gestão do Ensino, Antonio Neto.
O Núcleo Avançado em Educação (Nave), na Tijuca, foi a primeira escola público-privada inaugurada com o apoio do Oi Futuro, em 2008, formando jovens em programação de jogos, roteiros interativos e multimídia. Depois, em 2009, a Secretaria de Educação firmou parceria com o Grupo Pão de Açúcar para capacitar alunos em tecnologia de alimentos. No início deste ano, foi a vez da ThyssenKrupp CSA e do governo estadual implantarem o Colégio Estadual Erich Walter Heine, em Santa Cruz, voltado para a formação de técnicos de administração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário