quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

DINÂMICA DE GRUPO


Dinâmica de Grupo é etapa mais difícil
Pesquisa realizada pela Page Talent, divisão da Page Personnel dedicada ao recrutamento de estagiários e trainees, mostra que 40% dos candidatos a uma oportunidade de ingresso no mercado de trabalho consideram que a dinâmica de grupo é a etapa mais difícil do processo. A pesquisa foi realizada no final de novembro, em âmbito nacional, e contou com a participação de 500 pessoas. Em segundo lugar vieram os testes, com 23%; entrevistas individuais, com 21%; e painel com gestores, com 16%.
As dinâmicas de grupo normalmente seguem um roteiro de funcionamento iniciando com uma apresentação da empresa contratante; a resolução de um case ou tarefa (simulação de uma situação real na empresa); apresentação pessoal de cada um dos participantes (em público); e um feedback final sobre a participação de todos.
O case ou as atividades normalmente são vistos como os vilões da dinâmica de grupo. “Os candidatos têm a tendência de procurar uma resposta correta para a solução dos cases, esquecendo-se de que precisam buscar justificativas para as várias respostas possíveis. Isso é que faz diferença. Na participação em uma dinâmica de grupo, não existe certo ou errado e, ao contrário do que muitos pensam, o desempenho dos candidatos não está sendo comparado”, afirma Danilo Castro, diretor da Page Talent no Brasil. “Cada participante é avaliado individualmente, e seu perfil está sendo traçado a cada momento.”
O mesmo vale para o painel de negócios e as entrevistas individuais, que foram considerados a etapa mais difícil por 37% dos candidatos, somados.
Outro fator importante que dificulta o processo, segundo o gerente, é a falta de experiência dos candidatos. “Como normalmente os candidatos a estágio nunca participaram de um processo, quando se deparam com a etapa de dinâmica de grupo se sentem inseguros a respeito do que devem ou não fazer”, diz.
Com relação aos testes, que vêm em segundo lugar na lista de dificuldade, são eliminatórios e têm um tempo para resposta. “O desafio aí é fazer com que o candidato fique focado. Medimos não só conhecimento pelos testes, mas também capacidade de síntese, de concentração e de cumprir prazos”, aponta.




Nenhum comentário:

Postar um comentário