Motivação pela Realização
Uma das razões pelas quais uma pessoa luta pelas suas metas é a motivação pela realização. É muito comum os atletas quando eles conquistam uma medalha de ouro, na entrevista, observamos que o atleta mal acaba de conquistar o prêmio, já está visualizando o próximo campeonato.
O livro "Cem dias entre o céu e o mar", escrito por Amir Klink, relata sua incrível travessia da África para o Brasil em um barco a remo em 1984 Ele conseguiu através de uma grande dose de persistência, planejamento e estudo.
Houve um preparo desde a confecção do barco, o estudo da melhor rota, a alimentação balanceada, etc. Muitos de seus amigos tentaram fazê-lo mudar de idéia, porém, sua grande determinação, motivada pela realização fez com que Amir continuasse em seu projeto e finalmente concretizasse seu sonho.
As pessoas que acreditam que são responsáveis pelos seus atos, tanto pelos sucessos como seus fracassos, geralmente são aqueles que realizam algo. Elas não ficam apenas desejando, elas vão e fazem.
As pessoas comuns ficam na intenção, os empreendedores de sucesso colocam em prática suas metas.
A realização nos estudos, no trabalho ou alguma outra atividade é o que nos fará diferente dos outros. Há uma diferença entre o que você pensa e o que você faz.
Existe também uma diferença em como nos vemos e como as pessoas nos vêem. Você pode achar que é de uma maneira, porém as pessoas podem ter uma opinião diferente da sua.
Por exemplo, você pode achar que é um bom estudante ou um bom profissional na sua área. Porém, outras pessoas podem ter uma opinião diferente, podem achar exatamente o oposto.
Por que isso ocorre?
Porque existe uma diferença da forma como você pensa a seu respeito, e a forma como você se expõe e se mostra aos outros.
Um dos critérios pelas quais somos julgados é pela nossa aparência, e ela pode em alguns momentos nos enganar.
Já aconteceu de você julgar uma pessoa pela aparência e ela ser diferente da forma como você havia pensado anteriormente?
"Puxa eu achava que você era uma pessoa ruim, agora descobri que você é pior ainda" (brincadeira)
Outro critério é exatamente sermos julgados por aquilo que fazemos, pelos nossos atos, pelos nossos comportamentos.
Assim, aquilo que é mensurável, é aquilo que é aparente. Julgamos aquilo que vemos as pessoas fazerem.
Observe como alguém trata outra pessoa que seja subalterna a ela, essa pessoa trata com respeito ou com estupidez, assim é revelada um pouco do seu caráter.
Se um estudante sempre chega pontual nas aulas, ou um funcionário nunca falta, estas atitudes demonstram que eles são comprometidos com que fazem.
Como disse Nizan Ganaes em um discurso de formatura, existem pessoas que sonham ter realizado grandes coisas, mas não fazem nada, ficam apenas no falatório, nós não devemos dar férias aos nossos pés, devemos trabalhar, realizar as coisas.
O que pode motivar as pessoas é a satisfação de ter realizado algo.
A realização começa pelas pequenas coisas, como por exemplo: ler um livro inteiro, ajudar a arrumar a casa, ter um tempo "legal" com seu filho, emagrecer 5 kilos em 5 meses, cumprir a meta de vendas, preparar o relatório dentro do prazo e por ai vai.
Ter em mente que você é responsável pelos seus atos, ter uma meta definida na sua vida, ser motivado pela realização, esse é o caminho do êxito tanto profissional como pessoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário