terça-feira, 13 de dezembro de 2011

PROFISSIONAL OU AMADOR


Diferença entre Profissional e Amador
Escrevi no quadro duas palavras, de um lado "Amador" e do outro "Profissional", tracei uma linha entre eles e perguntei para os alunos: "De que lado você está?"
Pareceu uma pergunta simples, entretanto estimulou muitas reflexões, alguns alunos fizeram questão de responder que o profissional é aquele que faz as coisas com amor, que conhece bem um assunto, é aquele que está sempre aprendendo.
Perguntei então a um amigo, a diferença entre o profissional e o amador e ele respondeu o seguinte: 'Ser amador, pelo lado positivo, é executar uma tarefa por puro prazer, sem qualquer interesse pecuniário. Exemplo, um atleta amador. Ser amador, pelo lado negativo, é executar uma tarefa sem a qualificação profissional necessária. Exemplo, um médico "meio amador". Por outro lado, ser profissional, pelo lado positivo, é executar um trabalho com a dignidade de quem faz da melhor forma, porque tem a qualificação para isso. Por exemplo, ser um "locutor super profissional". Existe um lado controverso, senão negativo, no "ser profissional", que é quando essa qualificação está ligada a uma posição mercenária, de alguém agindo unicamente pelo dinheiro, sem gostar do que faz. Exemplo, ser um "profissional carreirista".
Nesta reflexão percebemos que existe um lado positivo e negativo para os dois aspectos.
Se você optou em ser um amador, contente-se com os seus resultados e seja feliz. Um amador que espera o resultado de um profissional corre o risco de sentir-se frustrado.
Existe o estudante amador e o estudante profissional, assim como o atleta amador e o atleta profissional. O profissional é aquele que treina todos os dias,  independente de estar motivado ou não, o estudante profissional age da mesma maneira.
O mercado de trabalho filtra com maior rigor o amador do profissional. Creio que o lado positivo do profissional é melhor.
De que lado você está? Mais uma vez, você é quem decide!



Nenhum comentário:

Postar um comentário