Rio Cidade Sustentável
Mais de 160 moradores das comunidades pacificadas da Babilônia e do Chapéu Mangueira, na zona sul do Rio de Janeiro, participam a partir desta sexta-feira (27/01) de aulas de capacitação para melhorias habitacionais, que marcam o início do projeto piloto Rio Cidade Sustentável, realizado pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Os inscritos irão receber 160 horas de aula nos cursos de pedreiro, eletricista e bombeiro hidráulico. As aulas serão realizadas na comunidade quatro vezes por semana, inclusive aos sábados, nos turnos da manhã, tarde e noite. A ação faz parte da Frente de Melhoria Habitacional Sustentável, que tem o objetivo de incentivar as melhorias habitacionais por meio dos próprios moradores a partir de seu acesso à capacitação e a crédito facilitado.
Rio Cidade Sustentável
Além da Frente de Melhoria Habitacional Sustentável, outras seis iniciativas integram o Rio Cidade Sustentável, que reúne um grupo diversificado de empresas na realização de atividades replicáveis na promoção do desenvolvimento sustentável em áreas urbanas. São elas: Infraestrutura Urbana Verde, Agricultura Urbana Orgânica, Turismo Comunitário, Sustentabilidade nos Lares e nas Escolas e Gestão Comunitária de Resíduos Sólidos.
As ações do Rio Cidade Sustentável foram definidas em conjunto com os moradores das duas comunidades, considerando as necessidades apontadas por eles em pesquisa realizada pelo projeto. A linha de trabalho tem o foco na busca da independência das comunidades, com soluções que gerem o censo de propriedade, o desenvolvimento socioeconômico local e inserção das comunidades no contexto urbano.
Itaú, Bradesco, Phillips, Michelin, Votorantim, Eletrobras, Goodyear, Souza Cruz, Vale, Even, com apoio do Sebrae e Caixa Econômica Federal são as empresas que desenvolvem as iniciativas do Rio Cidade Sustentável, junto ao CEBDS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário