quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

POTÁSSIO




Amazonas detém maior reserva de potássio do Brasil
O Brasil importa atualmente mais 91% de todo o potássio que consome – um dos ingredientes do fertilizante agrícola (NPK). Esse cenário, no entanto, deve mudar logo em breve. Isso porque o Amazonas detém a maior reserva do País, com depósitos que ultrapassam a marca de um bilhão de toneladas.
Os depósitos de potássio do Amazonas estão localizados a cerca de mil metros de profundidade e pode ser um dos maiores do mundo. Em Autazes, as reservas estão posicionadas a apenas 850 metros de profundidade, e apresentam teores de potássio superiores a 40%, enquanto os já conhecidos variam entre 18% a 30%.
Atualmente, Sergipe é o único Estado do país que explora potássio, com produção de 650 mil toneladas por ano, com atividades previstas para mais oito anos. Já para o Amazonas, a previsão é de uma capacidade da reserva é de cerca de 300 milhões de toneladas de sais de potássio anuais.
A Empresa Potássio do Brasil já investiu nos projetos de Autazes e Itapiranga mais de 150 milhões de dólares desde 2009. Se confirmadas as novas reservas, a companhia estima trabalhar com o desenvolvimento de uma mina que produza anualmente 2 milhões de toneladas de potássio, com investimentos que podem alcançar 4,5 bilhões de dólares.
Nesta quinta-feira (25/01), a Secretaria de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos (SEMGRH) anunciou que vai realizar uma visita às áreas de pesquisa das reservas de potássio no município de Autazes. De acordo com a pasta, será realizada uma audiência pública, junto à Prefeitura do município, para atualizar a população sobre as atividades da exploração do minério e discutir o projeto no âmbito do desenvolvimento regional e das demandas do setor primário do Amazonas.
Hoje, a maior parte da importação do potássio vem do Canadá e da Rússia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário