quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

RESÍDUOS


Tratamento térmico é alternativa para destinação de resíduos
Resíduos de eucalipto e de cana-de-açúcar, após passarem por um tratamento térmico que degrada o material, aumentam sua concentração energética. De acordo com um estudo realizado, o material bruto pode ser usado para gerar energia. Porém, após o tratamento, ele apresenta, além da maior concentração energética, maior durabilidade e menor umidade que o material bruto. O resíduo tratado também é mais fácil de ser transportado. O tratamento é uma alternativa para a destinação de resíduos florestais e agroindustriais.
As biomassas passaram por quatro tipos de tratamento: um com 250 graus Celsius (250°C) por 30 minutos; o segundo com 250°C por duas horas; outro com 280°C por 30 minutos e ainda um de 280°C por duas horas. Tanto os resíduos de eucalipto quanto de cana-de-açúcar possuem poder calorífico semelhante, com pequena vantagem para o eucalipto. O poder calorífico, que é a quantidade de energia liberada por uma unidade de massa do material, era maior depois do tratamento térmico. E quanto maior a temperatura do tratamento, maior era também o poder calorífico. O poder calorífico é medido em quilocalorias por quilograma (kcal/kg).
A agregação energética do tratamento térmico para o eucalipto foi maior que para o bagaço. O maior valor encontrado foi para o eucalipto tratado a 280°C por duas horas, com 25,7% de aumento no poder calorífico. O bagaço de cana teve um ganho de até 10,2%.
Os resíduos de eucalipto, da espécie Eucalyptus grandis, e de cana-de-açúcar foram escolhidos por representarem dois tipos diferentes de biomassa. O eucalipto é um resíduo florestal, enquanto o bagaço de cana é um resíduo agroindustrial, o bagaço de cana bruto já é utilizado em algumas usinas para geração de energia.
Os resíduos eram coletados “in natura”, isto é, em estado bruto, e eram deixados em uma estufa comum até que atingissem massa constante. Após esse período de armazenamento, eram colocados em uma estufa com sistema de aquecimento, onde era realizado o tratamento térmico com 250°C ou 280°C por 30 minutos ou duas horas.
Friabilidade
Outra análise feita no trabalho foi o teste de friabilidade dos resíduos. A friabilidade é a capacidade de a partícula diminuir seu tamanho médio, de virar pó. É uma análise interessante, pois existem técnicas de uso energético com o material pulverizado.
Foram feitas classificações granulométricas, para medir o tamanho das partículas dos resíduos antes e depois do tratamento térmico. Após o tratamento as partículas diminuíam de tamanho médio e apresentavam uma queda da resistência. Ou seja, elas apresentam bons resultados para serem utilizadas pulverizadas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário