terça-feira, 31 de janeiro de 2012

AMAZÔNIA


Sistema de indicadores para Unidades de Conservação da Amazônia
O Instituto Socioambiental (ISA) está lançando o livro “Sistema de Indicadores Socioambientais para Unidades de Conservação da Amazônia Brasileira (SISUC)”. A metodologia de avaliação e monitoramento estratégico detalhada na publicação, o SISUC, é destinada a apoiar o trabalho do Conselho Gestor de Unidades de Conservação (UCs), ampliar o controle social e fortalecer a gestão participativa dessas áreas protegidas na Amazônia. A publicação está disponível no endereço http://uc.socioambiental.org.
Baseado em princípios de gestão de conhecimento, o SISUC é apresentado como método alternativo às ferramentas de informação atualmente utilizadas para subsidiar a gestão de UCs no Brasil. Além de socialmente inclusiva e de valorizar processos coletivos de gestão diante das necessidades locais, a principal vantagem da metodologia está no fato de ter sido concebida para que tenha “vida própria” e seja apropriável.  A ideia é que ela não fique necessariamente circunscrita ao domínio de uma única instituição e que não dependa de especialistas para sua utilização.
De 2009 a 2011, o Programa Monitoramento de Áreas Protegidas do ISA promoveu 30 eventos (nacionais, regionais e locais) e participou como convidado, de outros 20 eventos de debate, elaboração e análise dessa nova proposta metodológica. Participaram da iniciativa, diretamente ou indiretamente, mais de 600 pessoas e 80 instituições (governamentais, da sociedade civil, acadêmicas e do movimento social) oriundas dos nove estados da Amazônia Legal e do DF.



Nenhum comentário:

Postar um comentário