quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

ITAIPU


Itaipu
A remontagem da Unidade Geradora 6 (U6) de Itaipu entrou, na última terça-feira (10/01), na fase final do trabalho com a descida do rotor, a peça mais pesada e uma das mais importantes do conjunto. São 1.760 toneladas, 16 metros de diâmetro e 3,5 metros de altura. Segundo a empresa, a expectativa dos técnicos e engenheiros de Itaipu é que o trabalho seja concluído em 45 dias e a unidade volte a gerar energia até o começo de abril, após o período de testes operacionais.
Para suportar o peso do rotor, foram utilizadas duas pontes rolantes, cada uma suporta até mil toneladas. A operação, que começou às 8h, com os ajustes e nivelamentos prévios, na cota 108 da Casa de Força, foi acompanhada pelos diretores-gerais brasileiro, Jorge Samek, e paraguaio, Efraín Enriquez Gamon, além de diretores de ambas as margens de Itaipu e jornalistas brasileiros e paraguaios. Às 16 horas a peça já estava apoiada ao bloco de escora.
Em 28 anos de operação, foi a primeira vez que uma unidade geradora teve de ser totalmente desmontada. A ação foi necessária após a descoberta, pela equipe de manutenção da usina, de uma fissura no anel de desgaste inferior da unidade, em setembro de 2010.
O trabalho na U6 está sendo feito pelos próprios técnicos de Itaipu, brasileiros e paraguaios, o que fortalece o processo de conhecimento e de integração, o que significa que ambos os países know-how da tecnologia necessária para uma empresa de tão grande porte como é Itaipu.
Função do rotor
O peso e as dimensões do rotor são equivalentes à importância da peça na unidade geradora. Composto por cubo, coroa, polos e componentes de fixação e travamento, o rotor é responsável, juntamente com o estator, em transformar a energia mecânica em elétrica.
A recuperação da U6 transcorre sem incidentes e o balanço parcial, nesta fase final do trabalho, supera as expectativas. A avaliação é excelente, os trabalhos estão sendo concluídos conforme o programado e, com o trabalho de manutenção realizado, a unidade retornará ao sistema em melhores condições. Para a remontagem, faltam apenas um dos eixos e da cruzeta superior, além de peças de menor porte.

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