terça-feira, 31 de janeiro de 2012

DESPERDÍCIO


Desperdício agravará crise econômica
O Comissário Europeu para o Meio Ambiente Janez Potočnik alertou em um artigo para o jornal The Guardian que a recuperação econômica da União Europeia pode ser barrada se não houver uma melhoria na gestão dos recursos naturais, como fontes de energia, matérias primas (ex. terras raras) e água.
Para tirar o bloco da recessão é preciso crescimento e consequentemente competitividade, sendo muito difícil alcançar isto sem eficiência no uso dos recursos, comentou Potočnik.
O incentivo explosivo ao consumo de bens desnecessários desencadeou, não apenas na Europa, mas ao redor do mundo, uma corrida pelas reservas de recursos naturais disponíveis ainda em quantidade maior nos países em desenvolvimento e, com isso, alta nos preços e na degradação ambiental.
Um exemplo conflituoso atual é o caso das terras raras, um grupo de 17 minerais usados nas indústrias de eletrônicos, de defesa e de energias renováveis. A China possui um terço das reservas e quase a totalidade do comércio mundial de terras raras e no ano passado resolveu restringir a exportação dos minerais, diminuindo o abastecimento global, impulsionando os preços e irritando seus parceiros comerciais.
O argumento do governo foi que seu alto nível de produção é insustentável e prejudicial ao meio ambiente, o que de fato é, porém críticos dizem que o ato pretendia beneficiar os fabricantes domésticos que usam a matéria prima.
"Simplesmente não temos escolha. Temos que usar o que temos mais eficientemente ou não conseguiremos competir", enfatizou o comissário completando que apesar de ter "aprendido que a água é uma commodity gratuita, assim como o ar, precisamos realmente internalizar estes custos".


Nenhum comentário:

Postar um comentário