quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

MEIO AMBIENTE II


Questões Ambientais como Prioridade
Ban Ki-moon deu o pontapé inicial no seu segundo mandato de cinco anos como secretário geral da Organização das Nações Unidas (ONU) prometendo que as questões ambientais estarão no topo da sua lista.
Traçando suas prioridades, Ban comentou sobre as cinco "oportunidades" que enxerga para a ONU: promoção do desenvolvimento sustentável, prevenção de desastres e crises naturais e causadas pelo homem, tornar o mundo um lugar mais seguro, auxiliar os países e povos em transição e incentivar o fortalecimento de gênero.
Para responder aos maiores desafios do planeta, como as mudanças no clima e o combate à pobreza, ele pretende tirar proveito do "poder forte das parcerias", comentou Ban em uma entrevista à Rádio ONU.
"Em conjunto, nada é impossível", enfatizou. "Se fortalecermos estas parcerias entre governos, comunidades empresariais, organizações civis e filantropos, então acredito que todas estas parcerias poderosas podem nos levar à direção correta".

Assim como tem ficado cada vez mais claro nas conferências internacionais, Ban também ressaltou a interconectividade dos diferentes desafios que a humanidade enfrenta e a necessidade de ligar os pontos entre questões como mudanças climáticas, crise alimentar, escassez de água e de energia, fortalecimento das mulheres e saúde.
Ele relembrou o encontro que teve com um menino na nação insular de Kiribati, que corre o risco de desaparecer devido ao aumento do nível do mar causado pelas mudanças no clima, e disse estar determinado a levar o assunto ao topo da agenda global.
O diplomata sul-coreano deve apresentar o seu plano de ação para alcançar estes objetivos na Assembleia Geral da ONU no final de janeiro e está na liderança da iniciativa que declarou 2012 como o 'Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos'.




Nenhum comentário:

Postar um comentário