segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

LUGARES


Lugares para conhecer em 2012
Quer fazer uma viagem inesquecível este ano? O jornal norte-americano The New York Times selecionou  lugares que vão dar o que falar em 2012. É bem capaz que alguns dos destinos escolhidos você só tenha ouvido falar em filmes de aventura ou documentários na televisão, como Lhasa (Tibete), Tanzânia e Moganshan (China).
Já outros são cidades famosas como Londres, na Inglaterra, e Florença, na Itália. O Brasil não ficou de fora de ranking. A cidade de Paraty, com seus muitos festivais, também foi apontada como um dos destinos para se visitar ao longo do ano.
1. Panamá
Já se passaram 12 anos desde que o Panamá recuperou o controle do seu canal, e a economia do país não para de crescer. Guindastes pontilham na silhueta da Cidade do Panamá e arranha-céus brotam um atrás do outro. Entre os notáveis projetos de desenvolvimento estão três estreias: o Panamera, primeiro hotel Waldorf Astoria da América Latina (com inauguração prevista para junho de 2012); o Trump Ocean Club, edifício mais alto da América Latina, inaugurado no meio do ano passado; e o museu de história natural, BioMuseo, do arquiteto Frank Gehry (projetista do Museu Guggenheim Bilbao), com inauguração prevista para 2013.
Até mesmo o antes dilapidado quarteirão histórico da Cidade do Panamá, Casco Viejo, foi transformado. O bairro, um emaranhado de ruas estreitas, casas coloniais e prédios governamentais, eleito Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1997, é agora um distrito de arte moderno com galerias, cafeterias, músicos de rua e alguns dos mais estilosos restaurantes e hotéis. Na costa caribenha do Panamá, o arquipélago de Bocas del Toro se tornou um ponto de parada popular no circuito dos mochileiros, com mergulho e tirolesa de dia e vida noturna barulhenta à noite.





Lugares para conhecer em 2012
2. Helsinque, Finlândia
O despertar da culinária de Copenhagem e a moda trend-setting de Estocolmo deram partida à atual paixão do mundo pela cultura nórdica; agora, é Helsinque que está debaixo dos holofotes. O Conselho Internacional das Organizações de Desenho Industrial (ICSID) reconheceu a cidade como Capital Mundial do Design para 2012.
O design há tempos é parte do DNA da cidade, mas nos últimos anos sua cena artística ficou ainda mais vibrante: O Distrito de Design oficial da cidade abrange 25 ruas e quase 200 negócios com foco em design, que vão de lojas de utensílios domésticos e móveis a hotéis-butique e lojas de roupas. O design aparece também nos restaurantes, notadamente no elegante Chez Dominique e no novato Olo (que já conta com uma estrela do respeitado Guia Michelin). Mas no topo de tudo, está o Helsinki Music Center, o belo espaço com paredes vidro, de US$ 242 milhões.





Lugares para conhecer em 2012
3. Mianmar
Rico em tesouros culturais, com hotéis-butique de primeiro mundo e praias desertas, Mianmar tem tudo para entrar na lista de desejo dos viajantes. Ainda mais depois das reformas políticas dos últimos anos. Por ter passado muitos anos isolado, o país tem uma identidade única, que não foi diluída pelo turismo de massa e é aquecida por uma hospitalidade genuína. Viajantes encontram no Mianmar hotéis envolventes e uma rede de jatos comerciais que ligam as principais cidades (lembre-se, no entanto, que vistos de entrada são obrigatórios e que cartões de crédito ainda são pouco aceitos).







Lugares para conhecer em 2012
4. Londres, Inglaterra
Com canteiros de obras por todos os lados, Londres está se preparando para toda a pompa e circunstância exigidas para as Olimpíadas e para o Jubileu de Diamantes (as celebrações dos 60 anos da rainha Elizabeth II no trono). Novos estádios, espaços públicos e shoppings estão surgindo no leste da cidade, incluindo o recém-inaugurado hotel Waldorf Astoria, de 137 quartos.
Mas a capital inglesa não é só esportes e realeza. O museu Charles Dickens será reinaugurado a tempo do aniversário de 200 anos do escritor. A Warner Brothers irá abrir os estúdios de gravação de Harry Potter para quem quiser reviver o filme. Celebrando 50 anos, a banda Rolling Stones pode voltar a fazer uma turnê, com um possível show final na cidade. E o ator e diretor americano Robert Redford realizará uma edição extra do Festival de Sundance, principal evento de filmes independentes, em Londres, no mês de abril.




Lugares para conhecer em 2012
5. Oakland, Califórnia, Estados Unidos
A cidade de Oakland, na Califórnia, tem se destacado por sua cena noturna revitalizada e ardente. O histórico Fox Theater, reaberto em 2009, rapidamente se firmou como um dos melhores lugares para se ouvir música da região da Baía de São Francisco. Além disto, os restaurantes cada vez mais sofisticados têm ganhado a companhia de bares de luxo, transformando Oakland em um convidativo lugar para estar ao escurecer.
James Syhabout, o chef que ganhou a primeira (e única) estrela Michelin de Oakland, abriu em maio o Hawker Faer, restaurante de comida de rua asiática. Chefs renomados de São Francisco também estão seguindo por este caminho. Daniel Patterson (duas estrelas Michelin pelo COI) abriu o restaurante Plum no fim de 2010 com um bar de coquetéis adjacente, e recentemente, inaugurou o restaurante Haven.







Lugares para conhecer em 2012
6. Tóquio, Japão
Hoje, a simples ideia de viajar para Tóquio é capaz de deixar muitas pessoas nervosas. Apesar da cidade estar a 290 km do local do acidente nuclear de Fukushima, a capital japonesa tem sofrido com a percepção equivocada das pessoas sobre a tragédia, que tem espantado os turistas. No entanto, para os viajantes, esta é a melhor época para viajar para o país.
A queda no turismo e nas viagens de negócio tornou a cidade mais acessível e acolhedora. Agora, é possível conseguir reservas de última hora em alguns restaurantes de renome internacional ou um quarto em hotéis antes sempre lotados.




Lugares para conhecer em 2012
7. Tanzânia
Apesar do número de turistas na Tanzânia crescer anualmente, foi só com os recentes conflitos no vizinho Quênia que a região realmente decolou como destino de viagem, quando passou a absorver aqueles que buscavam os safáris no país vizinho. Isto não significa que a Tanzânia tenha ganho significância apena por conta dos problemas no Quênia.
Afinal, ela sempre teve o Monte Kilimanjaro. É que agora suas atrações estão sendo descobertas, como a Gibb’s Farm, um pequeno hotel a partir do qual os hóspedes podem escalar a área da cratera de Ngorongoro, um dos melhores lugares para ver os big five (leão, rinoceronte, elefante, búfalo e leopardos).
Além disso, a abertura de reservas exclusivas para safári, como a Singita Grumeti, e de acampamentos de luxo, como o Nomad Tanzania e o Chem Chem, mostram que a infraestrutura turística do país está se tornando mais sofisticada, e até alcançando a do Quênia.





Lugares para conhecer em 2012
8. Patagônia Chilena
Com a mistura de picos nevados e parques nacionais de mata virgem, o Chile está emergindo como um dos melhores locais para o turismo de aventura e agora conta com uma série de robustos hotéis de luxo para acomodar os aventureiros.
O Puma Lodge, centro de heliski a uma hora e meia de Santiago, leva os visitantes à neve fofa intocada. No Parque Nacional de Torres del Paine, o recém-inaugurado Tierra Patagônia oferece atividades como cavalgadas nas planícies de estepes e passeios de barco em um lago glacial (enquanto oferece também mordomias como piscina aquecida e spa).
Outro hotel do parque, o Singular Patagônia, que também abriu suas portas em novembro, leva os viajantes para expedições em geleiras.



Lugares para conhecer em 2012
9. Lhasa, Tibete
A capital administrativa do Tibete vive hoje um “boom” de hotéis de luxo. A começar pelo majestoso St. Regis Lhasa Resort, com seus 162 apartamentos, localizado a 3.600 metros acima do nível do mar, em operação desde maio. Em 2010, foi a charmosa Villa de donos tibetanos, chamada de Lingtsang, que reabriu como um hotel-butique de madeira colorida e opulenta, com varandas.
As grandes novidades são o InterContinental Resort Lhasa Paradise e o Shangri-La, ambos com inauguração prevista para 2013.
O lado positivo disto tudo é que pela primeira vez os viajantes podem ter mordomias onde a hospitalidade básica era um desafio. Pelo lado negativo, o crescimento populacional de Lhasa, os novos distritos comercias e shoppings centers são vistos por muitos como uma forma de colonização cultural e exploração da terra sagrada.





Lugares para conhecer em 2012
10. Havana, Cuba
Desde que a administração Obama flexibilizou as restrições de viagens de americanos a Cuba, no inicio de 2011, o turismo no país deu uma boa rejuvenescida. Novos restaurantes e hospedagens do tipo bed-and-breakfast, algumas em maravilhosas vilas coloniais, surgiram no último ano, quando o governo cubano liberou a entrada de mais empresas privadas.
Havana também se prepara para a sua 11ª Bienal de Artes, que será realizada de 11 de maio a 11 de junho, e contará com a presença de mais de 100 artistas cubanos e internacionais.






Lugares para conhecer em 2012
11. Moscou, Rússia
A reabertura do teatro Bolshoi em outubro de 2011 ganhou a atenção da mídia internacional. Afinal, a reforma de US$ 760 milhões do imponente edifício de 236 anos é de arrancar palmas dos czares, de dentro de suas tumbas. No entanto, mesmo sem tanto burburinho, a estreia de dois outros atraentes museus em Moscou merecem destaque.
O primeiro é o Museu de Ícones Russos, que guarda uma das maiores coleções particulares de artes russa e religiosa, e tem entrada gratuita. Já no segundo museu, o Tochka G (em português, Ponto G), não há santas ou virgens, mas merece uma visita.
Com mais de três mil itens relacionados a sexo, seu acervo vai de camisinhas da época da soviética a bonecas infláveis high-tech, incluindo o audacioso quadro “Wrestling”, que retrata o premiê russo Vladimir Putin, e o presidente dos EUA, Barack Obama, nus e equipados com gigantescos pênis em cores.




Lugares para conhecer em 2012
12. Glascow, Escócia
A segunda maior cidade da Escócia tem hoje um icônico museu de US$ 115 milhões, projetado pela arquiteta iraquiana Zaha Hadid, para combinar com seu porto reformado e o entorno do rio Clyde. O imponente edifício do Riverside Museum, inaugurado em junho de 2011, guarda um coleção de 3 mil peças dedicadas ao rico passado de construção naval e engenharia de Glascow.
Há mais de uma década, a cidade vem reformando os 130 acres de estaleiros abandonados e docas não utilizadas para retomar o passado de glória do canal. Agora, o local conta com uma agradável alameda de paralelepípedos, com árvores dos dois lados da passagem e rotas de ciclovias.




Lugares para conhecer em 2012
13. Puebla, México
O 5 de maio de 2012 marca o aniversário de 150 anos do “Cinco de Mayo”, o fatídico dia em que o exército mexicano derrotou as tropas francesas de Napoleão Bonaparte. A ocasião será celebrada com uma grande festa em Puebla, que será palco das principais comemorações do feriado no México.
A grande atração do evento, no entanto, é sem dúvida o mole poblano, um molho apimentado de chocolate, especialidade da culinária local. A cidade aproveitará as comemorações do “Cinco de Mayo” para realizar seu primeiro festival internacional de mole, que terá no dia 2 do mês de maio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário