terça-feira, 31 de janeiro de 2012

DENGUE PESQUISA


Dengue I
Brasil terá bioinseticida contra dengue em 2012
O país contará com um importante aliado para combater a dengue no próximo ano. Um bioinseticida desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e fabricado por uma indústria farmacêutica promete ser um divisor de águas na luta contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.
O bioinseticida é resultado de quase dez anos de pesquisas coordenadas pela cientista Elizabeth Sanches, que trabalha na Farmanguinhos, unidade da Fiocruz responsável pela produção de medicamentos. Criado a partir do Bacillus thuringiensis e do Bacillus sphaericus, ele será produzido na forma de comprimidos, para dissolução em caixas d’água, ou em apresentações maiores, para utilização em açudes e reservatórios.
“No caso da dengue domiciliar, é recomendável a utilização do comprimido hidrossolúvel. O produto tem duas ações concomitantes: paralisa os músculos da boca e do intestino da larva e causa infecção generalizada nela”, explicou Elizabeth, engenheira bioquímica e bióloga.
A pesquisadora garantiu que o bioinseticida não apresenta qualquer risco para o meio ambiente. “Nós fizemos todos os testes referentes a impacto ambiental e toxicologia da formulação em animais de sangue quente, inclusive”. Temos a segurança dos produtos que desenvolvemos, justamente por serem aplicados em ambientes domiciliares.
A Farmanguinhos concluiu o treinamento dos funcionários da empresa BR3, vencedora da licitação e que poderá iniciar a produção dentro de alguns meses, segundo Elizabeth. “A empresa acabou de ser treinada e está bem adiantada na implantação do projeto. Eu penso que no meio do ano que vem nós já tenhamos produtos dessa parceria tecnológica.”
Além do produto contra a dengue, a Farmanguinhos licenciou mais dois bioinseticidas: contra a malária e contra a elefantíase. A pesquisadora disse que produtos com ações semelhantes já são utilizados em outros países, como a China, mas não podem ser simplesmente importados para aplicação no Brasil: “o produto tem que ser desenvolvido com especificidade para o local de aplicação. Justamente para podermos ajustar a formulação para aquele ambiente”.

 




Dengue II
Vinagre branco pode ser eficaz contra a dengue
Nova arma inédita e eficaz contra o terrível mosquito transmissor do dengue esta armazenado ai no armário da sua cozinha: o vinagre. Os testes feitos pelo Jornalista e Presidente da Associação Gruformic de Miguel couto, Durval Goulart mostrou que o produto, aplicado em água, impede que as fêmeas do Aedes Aegypti ponham ali seus ovos e também que ovos já depositados se desenvolvam e venham a virar larvas. Segundo Durval Goulart, os testes foram feitos a pedido da direção da Associação Gruformic, no bairro Jardim Panorama, durante dois meses.
O Gruformic pediu que fosse feita a pesquisa porque o bairro tem um grande número de ruas sem saneamento básico, lixo amontoado e muito matagal, que acabam servindo de depósito de água parada virando alvo fácil para o mosquito. O jornalista Durval, explicou que o vinagre foi colocado em vasilhames que ficaram expostos ao tempo sendo que um com o produto e o outro sem foram postos de lado, para averiguação. Naqueles sem o vinagre, houve deposição de ovos. Já os que tinham vinagre, não.
Outros testes realizados comprovaram que o produto quando aplicado na água que já continham ovos do mosquito, não deixou que se desenvolve-se e eles acabaram morrendo.
A fêmea tem uma sensibilidade que detecta o produto na água, por isso ela não põe os ovos. É uma proteção natural do mosquito. Vale frisar a proporção ideal de vinagre é de 20ml o que equivale a duas colheres de sopa para cada litro de água. Durval recomenda ainda, no entanto que a melhor maneira de manter o Aedes aegypti longe é não deixar que água parada se acumule.
Apesar do bairro Jardim Panorama ter sido escolhido para os testes o bairro da Posse também em Nova Iguaçu é que esta dentro da maior incidência de casos de vítimas da dengue.


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário