terça-feira, 24 de janeiro de 2012

LUGARES II


Lugares para conhecer em 2012
14. San Diego, Califórnia, Estados Unidos
Poucas regiões dos Estados Unidos têm mais tradição e paixão pela cerveja do que San Diego. Cervejarias artesanais há muito tempo estabelecidas na cidade, como a Karl Strauss Brewing Co. e a Stone Brewing Co., têm sido mentoras de mestre cervejeiros e criado demanda para ales e pilsens que não estão à venda nos supermercados.
A cidade norte-americana tem tradição na produção de cerveja caseira e, o resultado disto, é a proliferação de um conjunto de deliciosas pequenas cervejarias, como a Hess Brewing. Há também inúmeras oportunidades para quem quiser fazer uma rigorosa, mas nunca séria, degustação em lojas, tabernas e restaurantes na cidade.
Aqueles que quiserem uma imersão completa, no entanto, podem participar do San Diego Beer Week em novembro.




Lugares para conhecer em 2012
15. Halong Bay, Vietnã
Apesar de Halong Bay, uma impressionante baía com cerca de 1.600 ilhas e ilhotas, ter sido formada há milhões de anos, nunca houve uma época melhor para visitá-la. Em novembro, o local, declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, foi eleito uma das “Sete Novas Maravilhas da Natureza”, ao lado da Amazônia e das Cataratas do Iguaçu.
Praticamente intocada pelo homem e coberta pela mata densa, a baía conta com formações rochosas imponentes, recifes de corais, pântanos de água doce, florestas de manguezais e praias de areia fofa. Quem quiser aproveitar a viagem para conhecer a cidade de Ho Chi Minh, a antiga Saigon, pode hoje escolher fazer a viagem em rústicos barcos locais, em cruzeiros de luxo ou por meio de tours oferecidos por uma série de agências.




Lugares para conhecer em 2012
16. Florença, Itália
Desde 2009, o jovem prefeito de Florença, Matteo Renzi, tem capitaneado esforços para construir uma cidade que celebra, mas não está atrelada, a sua rica história (e suas riquezas históricas). O resultado? Uma eletrizante cena artística tem surgido dentro de vários palácios medievais, monumentos antigos foram restaurados e abertos ao público pela primeira vez em décadas e restaurantes têm abandonado os tradicionais pratos da Toscana por uma sofisticada comida contemporânea.
É o caso do Palazzo Strozzi, do século 15, hoje casa do Centro de Cultura Contemporânea Strozzina. Já o Spazi Urbani Contemporanei, localizado em um antigo monastério do século 15, abriga trabalhos de artistas italianos emergentes. Ano passado, a torre de San Nioccolo, datada do século 14, foi aberta ao público e oferece uma das melhores vistas panorâmicas da cidade do alto dos seus 45 metros. Em setembro de 2011, a grife Gucci inaugurou o seu primeiro museu no histórico Palazzo della Mercanzia.
O cardápio de hotéis de luxo de Florença também foi reforçado com a inauguração em maio do St. Regis Florence, um palazzo à beira-rio, e o Grand Hotel Villa Cora, um cinco estrelas próximo aos Jardins de Boboli. Até a acomodada cena gastronômica da capital florentina renasceu com IO Osteria Personale e Ossi di Seppia.




Lugares para conhecer em 2012
17. Saint Vincent, Caribe
Saint Vincent é um dos segredos mais bem guardados do Caribe, mas quem se aventura por estas terras encontra uma ilha intocada cercada de água azul-celeste. Mas as belezas aqui existentes, um vulcão que pode ser escalado, cachoeiras e praias de areia preta, acabam ofuscadas pelo o que não há: cadeias de lojas, multidões e grandes hotéis.
Exceto por uma notável exceção. O cinco-estrelas Buccament Bay, inaugurado em 2011, com mais quartos (360 ao todo) do que os demais hotéis da ilha somados. O resort, junto com o novo aeroporto internacional que deverá ser inaugurado no final de 2013, promete atrair a massa de visitantes. Então, vá antes da massa chegar.




Lugares para conhecer em 2012
18. Moganshan, China
Durante boa parte do início do século 20, Moganshan, uma montanha repleta de bambus a três horas de Shanghai, serviu de refúgio para a elite chinesa. Depois, o local começou a receber estrangeiros abastados, que construíram suas villas de pedra e quadras de tênis no alto da montanha.
A cidade foi então descoberta pelos grandes investidores chineses. Mas, depois de um período de calmaria, os estrangeiros voltaram a repovoar as encostas de Moganshan, transformando antigas villas em casas e pousadas domiciliares.
No final de 2011, o local recebeu duas propriedades de luxo. O eco-resort Naked Stables, com 121 quartos, oferece aos visitantes acomodações em hotéis sob árvores, com jacuzzi na varanda, e cabanas de taipa em estilo africano.
Cercado por plantações de chá, o Le Passage Moganshan, com 40 quartos, tem casas inspiradas nas mansões históricas da cidade e um magnífico jardim com 12 mil rosas.





Lugares para conhecer em 2012
19. Birmingham, Inglaterra
A revista inglesa de gastronomia Olive surpreendeu os britânicos ao declarar Birmingham a cidade gourmet da Inglaterra, à frente de Londres e Edimburgo. O prêmio veio em outubro do ano passado, justamente durante o Birmingham Food Fest, festival anual realizado na cidade, que apresenta talentos locais, profissionais em ascensão e também chefs estrelados. Estes cozinheiros renomados só vêm agregar ao já conceituado cenário gastronômico local. Birmingham é famosa na Grã-Bretanha por ter uma área dedicada à comida paquistanesa, inclusive um querido prato de curry da Caxemira foi inventado nesta parte da cidade.




Lugares para conhecer em 2012
20. Espaço
Você não leu errado. Viajar para o espaço não é mais produto de nerds aficionados em ficção científica. Em breve, qualquer um com US$ 200 mil poderá viajar para a última fronteira: o espaço – ou mais especificamente – a camada mais externa da atmosfera terrestre. Em 2004, Richard Branson criou a Virgin Galactic com o objetivo de oferecer o primeiro voo comercial para o espaço. Em 2010, a companhia começou a testar uma espaçonave capaz de levar dois pilotos e seis passageiros para viajar rumo ao espaço. Embora a data de lançamento não esteja confirmada (prevista inicialmente para 2012 e adiada para 2013), 450 pessoas ao redor do globo já compraram os seus ingressos.






Lugares para conhecer em 2012
21. Kerala, Índia
Pela primeira vez, a Índia irá realizar uma bienal no seu país, no estado de Kerala. A Bienal Kochi-Muziris trará pinturas contemporâneas, filmes, esculturas, instalações, novas mídias e performances de artistas indianos e internacionais. Boa parte do evento acontecerá na cidade colonial de Kochi, espalhado por doze diferentes locações, de mansões coloniais a cafés-galeria. Para sediar a bienal, os monumentos da cidade estão passando por uma reforma.
No entanto, a parte mais memorável do trabalho de renovação dos sítios históricos está sendo feito, por conta do evento, em outra parte de Kerala, Muziris. Lendário porto, ponto de troca de especiarias e seda entre Egito e Grécia dois mil anos atrás, Muziris foi misteriosamente varrida do mapa após a queda de Roma. Arqueologistas recentemente localizaram e iniciaram o trabalho de escavação do local, que será aberto aos turistas este ano. A bienal tem início no dia 12 de dezembro de 2012, ou 12/12/12.



Lugares para conhecer em 2012
22. Paraty
Este refúgio pacífico está rapidamente se tornando um rico destino cultural, localizado entre São Paulo e Rio de Janeiro. O calendário de eventos da cidade inclui o festival de jazz, blues e soul, realizado nos últimos três anos, organizado pela casa noturna paulistana Bourbon Street Music Club. Outro evento que tem agitado a cidade é o Paraty em Foco, que traz uma série de exposições de fotografia de artistas brasileiros e estrangeiros. E, claro, tem a Flip, festival literário com mesas de debate, festas regadas a caipirinha e estrelas eruditas, como Ian McEwan, Isabel Allende e Salman Rushdie. Mas, mesmo sem nenhuma festa acontecendo, Paraty vale a viagem com seus artesanatos de bom gosto, cafés aconchegantes, restaurantes de frutos do mar à luz de velas e charmosas pousadas. A mais elegante é a Casa Turquesa, eleita a melhor pousada de 2009 pelo Guia Quatro Rodas. No fim deste ano, Paraty ganhará seu primeiro hotel de luxo. A marca francesa Maisons des Reves planeja abrir uma propriedade próximo ao porto.




Lugares para conhecer em 2012
23. Koh Rong, Camboja
Muitos viajantes aventureiros estão olhando para além dos templos de Angkor para ver o que mais o Camboja tem a oferecer. Uma possibilidade é o arquipélago de Koh Rong, cuja ilha principal está a 30 minutos de barco da cidade costeira de Sihanoukville. Até recentemente, o viajante não encontrava um lugar para se hospedar nestas ilhas, mas este cenário irá mudar com a abertura do resort Song Saa neste ano. Este hotel foi inspirado nas vilas de pescadores do Camboja. Por dentro, seus hóspedes encontrarão mordomias contemporâneas, como piscina de borda infinita e Wi-Fi (por US$ 600 a noite). Entre as atividades oferecidas, será possível mergulhar com cavalos-marinhos e nadar em águas bioluminescentes à noite.




Lugares para conhecer em 2012
24. Viena, Áustria
A cena artística de Viena tem tudo para ter um ano espetacular. Julho marca os 150 anos do nascimento do artista Gustav Klimt, um dos grandes artistas do movimento art nouveau austríaco, cujas pinturas eróticas tornaram-se algumas das peças modernistas mais populares (e caras). Uma série de exibições com obras do pintor estão programadas para 2012. E a cidade, conhecida por sua relutância em mudar, colocou novos diretores em duas importantes instituições da cidade, o Museu de Artes Aplicadas de Viena e o Museu de Arte Moderna. Em novembro de 2011, o centro de 20er Haus reabriu como 21er Haus, um espaço de exibição e centro cultural de arte austríaca de 1945 até hoje.





Lugares para conhecer em 2012
25. Chattanooga, Teneesse
Em 1969, o prestigiado âncora da TV americana, Walter Cronkite, disse que Chattanooga era a cidade mais suja dos Estados Unidos. No entanto, ela conseguiu dar fim à má fama. Nos últimos anos, Chattanooga passou por uma reforma radical, com um plano de valorização das propriedades e investimentos para atrair artistas à cidade. Distritos de artes têm sido cultivados e nutridos, a feira de arte chamada Four Bridges atrai centenas de artistas no mês de abril e o programa Arts Move incentiva a vinda de talentos à cidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário