terça-feira, 10 de janeiro de 2012

GÁS NATURAL


Consumo Nacional de Gás
O consumo nacional de gás natural atingiu 50 milhões de metros cúbicos por dia em novembro, segundo dados da  Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás).
De acordo com a entidade, só o setor industrial consumiu, em média, 29 milhões de metros cúbicos diários, representando pouco mais de 60% do consumo total de gás natural no período.
Comparando o desempenho do consumo do insumo em novembro deste ano com o mesmo mês de 2010, a média de crescimento só não foi mantida, em função da queda de 57,20% no despacho térmico, graças ao alto nível dos reservatórios das hidrelétricas do país.
Todos os outros segmentos registraram avanço na demanda, com destaques para o setor industrial, com alta de 6,39%, e o residencial, com 13,71%, além da retomada do segmento automotivo, com 1,42%. Em relação a outubro, o crescimento do consumo total foi de 0,52%.
O levantamento da Abegás aponta que, no acumulado de janeiro a novembro, as indústrias e residências aumentaram a demanda de gás natural em cerca de 10%. De acordo com o relatório, o setor de co-geração registrou crescimento de 4,14% no consumo de gás; o segmento comercial, 7,78%; e matéria-prima, de 10,29%. Já o consumo do insumo para geração elétrica sofreu retração de 37,68%.
A região Sudeste continua a ser a maior consumidora de gás natural no país, com 32,4 milhões de metros cúbicos consumidos diariamente em novembro. Na sequencia, estão as regiões Nordeste com 10,5 milhões m³/dia e Sul com 4,6 milhões. Já as Regiões Centro-Oeste e Norte consumiram, respectivamente, 285,5 mil m³/dia e 2,1 milhões m³/dia.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário